Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 19 de Dezembro de 2013 @ 14:56

Conselho Consultivo do Rádio Digital aponta que livre escolha de padrão traria riscos ao espectro

Brasília – Conclusão foi feita durante reunião realizada em Brasília

Publicidade
Representantes do Conselho Consultivo do Rádio Digital (CCRD) fizeram uma série de ponderações sobre o relatório final da Subcomissão Especial do Rádio Digital, durante audiência na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 17. O documento, que reúne indicações da Casa para a adoção de um novo padrão de rádio, foi apresentado ao colegiado, formado por representantes do Ministério das Comunicações (Minicom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do setor de radiodifusão e da indústria.
 
O diretor de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do Minicom, Octávio Pieranti, afirmou que deixar para o mercado a escolha livre e aberta, como indica a subcomissão, implicaria em dificuldades de ordem regulatória, técnica e industrial.  O documento recomenda que o governo libere as rádios para usarem a tecnologia digital que acharem melhor, sem ter um padrão nacional, e aponta vantagens para o HD Rádio (norte-americano) na faixa de FM e o DRM (europeu) nas Ondas Curtas. 
 
Pieranti afirmou que a adoção de diferentes padrões exigiria regulamentações técnicas distintas para o mesmo serviço, o que, possivelmente, será considerado ilegal. Além disso, a gestão do espectro será prejudicada, pois as tecnologias ocuparão o espaço de formas diferentes. “Não ganharíamos a escala necessária para baratear os equipamentos, nem teríamos subsídios para uma política industrial, já que não saberíamos exatamente o que apoiar”, acrescentou Pieranti. 
 
O representante do Minicom também afirmou não ser possível apontar neste momento um padrão que se enquadre melhor à realidade brasileira, e contestou a afirmação da subcomissão de que o processo esteja em atraso no Brasil. “Tendo em vista o problema da cobertura [nos testes, o alcance do sistema digital mostrou-se inferior à do analógico] não temos hoje como sinalizar na direção do sistema A, B ou C. Estamos caminhando com cronograma compatível à realidade internacional”, disse. 
 
O engenheiro da Anatel, Tiago Aguiar Soares, endossou a opinião do representante do ministério. “Teríamos dificuldades em estabelecer critérios técnicos de convivência, fora a questão das interferências. Haveria uma possibilidade maior de termos que aumentar o número de canais e a potência, o que não é conveniente em termos de eficiência no uso do espectro”, afirmou.
 
Sobre a multiprogramação, outro ponto defendido pelos deputados, Pieranti disse ainda que a decisão de se adotar esse recurso só será possível depois de testar a robustez e a capacidade de alcance dos sistemas.
 
O relator da subcomissão, deputado Sandro Alex (PPS-PR), rebateu as críticas dizendo que a adoção de um modelo exclusivo não trará benefícios para a população, e esclareceu que o relatório recomenda duas tecnologias para serviços diferentes, ou seja, o HD para a faixa de FM e o DRM para as Ondas Curtas. Segundo ele, é preciso decidir a tecnologia antes de 2015, quando todas as emissoras AM vão passar a ser FM.
 
Com informações da assessoria de comunicação da Abert
Tags: Rádio, digitalização, padrão, comissão, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.