Todos os dias os visitantes do Tudo Rádio acompanham um resumo objetivo das notícias que saíram no portal durante o dia. Se você perdeu alguma informação e está com a corda no pescoço quando o assunto é “tempo”, o resumo vai manter você atualizado com o que foi destaque no mundo radiofônico.
Boa leitura!
Panorama: 89 A Rádio Rock completa um ano de volta ao dial FM de São Paulo
No próximo sábado (21 de dezembro) a 89 A Rádio Rock FM 89.1 completará um ano desde o seu retorno ao dial FM de São Paulo. A emissora que está próxima de completar 12 meses da trajetória atual movimentou o mercado de rádio de São Paulo, principalmente nos primeiros meses de sua operação. O rápido crescimento no ranking de audiência no início de 2013 motivou mudanças em outras emissoras, além de um aquecimento no meio comercial do FM paulistano. No final de 2012 a 89.1 FM ficou próxima da interrupção de suas atividades, mas fecha 2013 com saldo positivo em audiência e faturamento. A 89 A Rádio Rock ressurgiu no dial FM de São Paulo após seis anos de aposta no segmento jovem/pop por parte da emissora.
Portal Imprensa divulga lista de finalistas do Troféu Mulher Imprensa
O portal Imprensa, em parceria com a Maxpress, divlgou a lista de finalistas para a eleição da 10ª edição do Troféu Mulher Imprensa. O objetivo da premiação é homenagear as jornalistas que mais se destacaram em suas áreas de atuação em 2013 por meio de votação popular. A votação vai começar no dia 14 de janeiro até o dia 13 de fevereiro e deve ser feita por meio do site do concurso. O Troféu Mulher Imprensa conta com diversas categorias. O Rádio é representado por Âncora de rádio, Comentarista ou colunista de rádio e Repórter de rádio. O rádio também é representado na categoria Diretora ou editora de redação (qualquer mídia). Além disso, os organizadores homenageiam uma jornalista, cuja identidade será revelada em breve.
Exclusivo: 105 FM também conta com um novo portal na internet
A 105 FM 105.1 de Jundiaí, emissora popular com significativa participação nos mercados de São Paulo, Campinas e Sorocaba, é mais uma rádio que reformulou seu portal na internet durante essa reta final de ano. O novo site da estação já está no ar e destaca as promoções da rádio, além de concentrar a participação de ouvintes através desse canal. O novo portal deve ampliar a atuação da rádio via internet, emissora que no FM conta com uma das áreas de abrangências mais populosas do país (chegando a atingir uma região com mais de 30 milhões de habitantes). O novo portal da 105 FM estreou nas últimas semanas e já destaca as promoções realizadas pela 105 FM, ações que ocupam a primeira parte da página inicial. Logo na sequência a rádio destaca os eventos que possuem sua promoção e realização.
Abert promove reunião com fabricantes sobre receptores de rádio com faixa estendida de FM
O diretor-geral da Abert, Luís Roberto Antonik, e a gerente de Tecnologia da entidade, Monique Cruvinel, estiveram reunidos nesta terça-feira, 17, em São Paulo, com representantes da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros), para discutir a necessidade de fabricação de receptores de rádio adaptados para a faixa estendida de FM. A demanda vai atender o projeto de migração das rádios AMs para o dial FM, nos casos em que as emissoras irão ocupar a faixa dos 76 FM até 88 FM. Representando a Eletros, participaram do encontro Cristiane Vieira, da Philco, José Mariano Filho, da Panasonic, Audiene de Oliveira, da TPV e Eduardo Fontolan, da Lenovo. A adaptação dos equipamentos é necessária porque, nas cidades onde o espectro está congestionado, as emissoras de AM migrarão para os canais 5 e 6 de televisão, desocupados com a digitalização.
Conselho Consultivo do Rádio Digital aponta que livre escolha de padrão traria riscos ao espectro
Representantes do Conselho Consultivo do Rádio Digital (CCRD) fizeram uma série de ponderações sobre o relatório final da Subcomissão Especial do Rádio Digital, durante audiência na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 17. O documento, que reúne indicações da Casa para a adoção de um novo padrão de rádio, foi apresentado ao colegiado, formado por representantes do Ministério das Comunicações (Minicom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do setor de radiodifusão e da indústria.
Relatório da Anatel mostra que 55% de estações supostamente clandestinas são de rádio e TV
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) interrompeu, no ano passado, a operação de 1.308 estações de telecomunicações ou radiodifusão, sendo 1.189 não-outorgadas. As entidades de rádio e de televisão consideradas piratas pela agência, responderam por 55% (654) do total dos serviços interrompidos. Os dados são do último relatório de ações de fiscalização divulgado pela agência.
A redação do Tudo Rádio.com retorna amanhã a partir das 8h00 (horário de Brasília).