Quinta-Feira, 26 de Dezembro de 2013 @ 08:53
Rio de Janeiro – Reta final de 2013 causou mudanças em algumas estações e também marcou o crescimento do FM
O mercado de rádio FM do Rio de Janeiro está fechando 2013 em expectativa para possíveis novidades e impactos que o meio FM pode sofrer no início do próximo ano. O FM carioca está em alta, situação mostrada em números através do crescimento de audiência observado nos índices das principais estações do Rio. O meio também acompanha algumas mudanças pontuais em algumas emissoras, além da indefinição relacionada ao futuro da frequência 102.9 FM. Acompanhe:
Recentemente o Tudo Rádio publicou uma matéria relacionada a 102,9 FM, onde a direção da emissora não descartava uma possível volta da tradicional Cidade FM ao canal. Para isso seria necessária uma parceria semelhante aos moldes que trouxeram de volta a 89 A Rádio Rock FM 89.1 ao dial FM de São Paulo (rádio que contou com o aporte financeiro de uma empresa parceira no formato “naming rights”, ajudando a FM a se estruturar nos primeiros meses de operação). Por enquanto o mercado carioca não tem uma definição oficial sobre o futuro da estação que recentemente estava afiliada à Jovem Pan FM e hoje segue com uma programação musical provisória voltada ao segmento jovem/pop. A expectativa é de que ocorra uma definição já nas próximas semanas.
Outra novidade que ocorreu recentemente no mercado FM do Rio de Janeiro foi a mudança no perfil artístico da Bradesco Esportes FM 91.1, alteração que também afetou a FM da rede sediada em São Paulo. O Grupo Bandeirantes de Comunicação deixou a grade da rádio mais musical, voltada à “hits” do gênero rock. Essa nova linha intercala mais músicas com boletins e programas esportivos, sendo que no Rio de Janeiro a Bradesco Esportes FM passa a ser a única FM comercial voltada à esse gênero musical. Essa alteração ocorreu durante o mês de novembro e foi destaque na redação do Tudo Rádio.
Já sobre o mercado FM o Tudo Rádio destacou o panorama positivo da audiência carioca, onde o meio radiofônico local tem apresentado crescimentos constantes. As principais estações do Rio de Janeiro apresentaram melhoras significativos em suas médias de audiência, situação que possibilitou destaques como o melhor desempenho já registrado pela Super Rádio Tupi FM 96.5 e também pela Rádio Globo FM 89.5, além das altas vistas nos números das rádios Beat98 FM 98.1 (fato que acirrou a concorrência pelas primeiras colocações), JB FM 99.9 e a recuperação da Mix FM 102.1. O panorama é baseado nos dados dos principais períodos das pesquisas mais recentes realizadas pelo Instituto Ibope.
Em breve você acompanhará mais detalhes sobre o mercado FM do Rio de Janeiro.
Rio no Tudo Rádio – Ouça todas as emissoras do Rio através do portal: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.