Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 26 de Dezembro de 2013 @ 15:33

Rádio FM comemora 81 anos nesta quinta-feira

São Paulo – Espectro foi patenteado em 1932 pelo americano Edwin Armstrong

Publicidade

O rádio FM está comemorando aniversário hoje. Patenteado em 1932 pelo americano Edwin Armstrong, o sistema é o mais sintonizado pelos ouvintes em todo o mundo. O Brasil passa por um período de testes para a digitalização do FM e também vive a expectativa da migração das rádios AMs para uma faixa estendida do espectro FM, que vai de 76 a 88 MHz. O decreto de migração foi assinado em novembro pela presidente Dilma Rousseff.

Após patentear o sistema, Armstrong apresentou o novo espectro para executivos da Radio Corporation of America (RCA), em 1933. Porém, a operação do FM só foi iniciada em 1939, em Alpine, estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Apenas três anos depois é que as primeiras emissoras em frequência modulada começaram a ser produzidos nos Estados Unidos pela General Eletric.

Já no Brasil, o FM é ainda mais recente. Apesar de o rádio ter comemorado 91 anos no país este ano, o sistema FM tem apenas 44 anos. Em 1969, o Grupo Bel foi criado na capital mineira e, com ele, a primeira FM estéreo do Brasil, a 98 FM 98.3 de Belo Horizonte. Antes, em 1955, foi lançada em FM a Rádio Imprensa do Rio de Janeiro. Na década de 50, a onda de FM era utilizada apenas para ligar o estúdio aos transmissores de rádio, como se fosse uma linha telefônica privativa.

Segundo levantamento da Abert, em 2010 existiam no Brasil, existem cerca de 2600 emissoras FM. O número de rádios no sistema cresceu consideravelmente desde então, já que o governo vem liberando diversas concessões para várias regiões, principalmente rádios com baixa potência.

Além disso, o rádio FM no Brasil vem passando por testes para a adoção de um sistema para a digitalização do espectro. Os primeiros testes foram considerados ruins pelo Ministério das Comunicações. Um grupo formado por profissionais da área e deputados trabalha para decidir os rumos do sistema FM no país.

Em novembro deste ano, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que permite a migração das rádios AM para o espectro FM. As primeiras emissoras deverão migrar já a partir do próximo ano. Algumas cidades deverão ter suas rádios AM alocadas na chamada faixa estendida (76 a 88 MHz – correspondentes aos canais 5 e 6 da TV), em um processo mais demorado.

Tags: Rádio, FM, aniversário, história, Brasil

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.