Quinta-Feira, 26 de Dezembro de 2013 @ 17:08
São Paulo – Resumo das notícias publicadas hoje pelo Tudo Rádio.com
Confira a edição de hoje do Fim de Expediente Tudo Rádio.com.
Todos os dias os visitantes do Tudo Rádio acompanham um resumo objetivo das notícias que saíram no portal durante o dia. Se você perdeu alguma informação e está com a corda no pescoço quando o assunto é “tempo”, o resumo vai manter você atualizado com o que foi destaque no mundo radiofônico.
Boa leitura!
Rio de Janeiro fecha o ano em expectativa com futuro de FM e alta do meio
O mercado de rádio FM do Rio de Janeiro está fechando 2013 em expectativa para possíveis novidades e impactos que o meio FM pode sofrer no início do próximo ano. O FM carioca está em alta, situação mostrada em números através do crescimento de audiência observado nos índices das principais estações do Rio, fato que resultou no acirramento da disputa pelas primeiras colocações do ranking medido pelo Instituto Ibope. O meio também acompanha algumas mudanças pontuais em algumas emissoras, além da indefinição relacionada ao futuro da frequência 102.9 FM. Outra novidade foi a transformação da Bradesco Esportes FM 91.1 em rádio musical do gênero “rock”.
Exclusivo: Rádio Colméia terá transmissão em FM a partir de 2014 no Paraná
A Rádio Colméia AM 650 de Cascavel, considerada uma das estações de rádio mais tradicionais do interior do sul do país, passará a contar com uma FM a partir de 2014. A novidade não é relacionada a migração das emissoras em AM para a faixa FM, já que o processo será iniciado a partir de janeiro e ainda não tem prazo definido para ser colocado em prática. No caso da Colméia a emissora passará a transmitir a sua grade também em 93.9 FM, rádio que hoje atua como Massa FM de Cascavel. Já a Rede Massa focará sua expansão de rede em afiliadas a partir de 2014, após ter investido em rádios próprias.
Rádio Senado completa 16 anos no ar em Brasília
A Rádio Senado FM 91.7 de Brasília está comemorando dezesseis anos. A emissora pública foi criada para transmitir os fatos divulgados em várias iniciativas de comunicação sonora desenvolvidas pelo Senado Federal, como o Jornal do Senado produzido para a Voz do Brasil, os boletins telefônicos veiculados por meio de ligação gratuita e o serviço de som do Senado, conhecido como Dim-Dom, pelo qual era veiculado o áudio das sessões do Plenário, os avisos de interesse do público interno e música brasileira. Além de Brasília, a Rádio Senado FM, em um processo de expansão, já transmite para quase vinte capitais.
Rádio FM comemora 81 anos nesta quinta-feira
O rádio FM está comemorando aniversário hoje. Patenteado em 1932 pelo americano Edwin Armstrong, o sistema é o mais sintonizado pelos ouvintes em todo o mundo. Após patentear o sistema, Armstrong apresentou o novo espectro para executivos da Radio Corporation of America (RCA), em 1933. Porém, a operação do FM só foi iniciada em 1939, em Alpine, estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. No Brasil (onde o sistema é mais recente), em 1955, foi lançada em FM a Rádio Imprensa do Rio de Janeiro. Na década de 50, a onda de FM era utilizada apenas para ligar o estúdio aos transmissores de rádio, como se fosse uma linha telefônica privativa.
A redação do Tudo Rádio.com retorna amanhã a partir das 9h00 (horário de Brasília).
Atenção: entre os dias 24/12/2013 e 05/01/2014 os contatos com o Tudo Rádio ficarão restrito aos endereços de e-mail, além do maior prazo para resposta.
Mande sua sugestão de pauta para [email protected]
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.