Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2014 @ 10:54

Panorama: Dezesseis rádios de São Paulo podem passar por fiscalização da Anatel

São Paulo – Reportagem da Carta Capital aponta possíveis irregularidades em 16 estações paulistas

Publicidade

Na semana passada uma reportagem da revista Carta Capital informou uma recomendação do Ministério Público Federal ao Ministério das Comunicações e a Anatel para que seja feita uma fiscalização em dezesseis emissoras FMs de São Paulo e região metropolitana. Segundo o material existe o deslocamento de antenas entre municípios e também conteúdos radiofônicos inadequados em relação às cidades-sedes dessas concessões. Porém parte das emissoras apontadas na reportagem da Carta Capital estão licenciadas pela Anatel para operação em São Paulo, informação com base no SISCOM (Sistema de Informação dos Serviços de Comunicação em Massa) e no SRD (Sistema de Controle de Radiodifusão) . Acompanhe:

Segundo a reportagem da Carta Capital, houve um relatório elaborado pela Anatel após a recomendação feita pelo MPF, sobre as rádios fiscalizadas que deslocaram suas antenas e grades na grande São Paulo, sendo que dezesseis não teriam cumpriam os requisitos básicos para tal. De acordo com a lei brasileira, o deslocamento de antenas de uma cidade para outra só é permitido quando isso for necessário para munir a cidade de origem de um melhor sinal de rádio. O que ocorre, por exemplo, no caso do pico do morro mais alto da região estar em cidades vizinhas. Após o deslocamento é necessária a manutenção de uma estrutura na cidade-sede da concessão (como estúdio e funcionários), além da garantia de cobertura de sinal local nesse município. O relatório aponta que essas rádios não atendem a essa característica básica.

Porém a maioria das dezesseis rádios apontadas estão licenciadas para operação após mudanças de locais de transmissão, dados apontados pela própria Anatel. No SISCOM após pesquisar a cidade-sede da concessão de uma determinada rádio, é possível obter a informação do local de transmissão dessa FM, com a localização exata do sistema irradiante da estação pesquisada. Das 16 rádios apontadas no relatório, dez possuem seus atuais sistemas irradiantes apontados e licenciados pela Anatel (segundo o SISCOM), sendo indicadas como regulares. Essa situação é uma constante desde a década de 90, quando ocorreu a maioria dos deslocamentos no Brasil por motivos diversos.

Regulares na Anatel: Das emissoras apontadas na reportagem, as seguintes rádios possuem seus sistemas irradiantes apontados como regulares pelo SISCOM da Anatel:

89.1 FM – 89 A Rádio Rock – Concessão: Osasco – Local de transmissão: PRACA OSWALDO CRUZ 124 17º ANDAR – São Paulo
90.9 FM – Rádio Bandeirantes – Concessão: Itanhaém – Local de transmissão: ROD. DOS IMIGRANTES KM 43;5 S/N, São Bernardo do Campo
95.3 FM – Nativa FM – Concessão: Diadema – Local de transmissão: AVENIDA PAULISTA 2198 24 ANDAR – São Paulo
97.7 FM – Energia 97 FM – Concessão: Santo André – Local de transmissão: AVENIDA PAULISTA - 9° ANDAR 1439 – São Paulo
99.3 FM – Rede Aleluia – Concessão: Santo André – Local de transmissão: AVENIDA PAULISTA, 326 – São Paulo
101.7 FM – Alpha FM – Concessão: Osasco – Local de transmissão: AV. PAULISTA, 2198 - 15 ANDAR – São Paulo
105.7 FM – Musical FM – Concessão: Itapecerica da Serra – Local de transmissão: AV DOUTOR ARNALDO 1º E 2º ANDAR 1135 – São Paulo
106.3 FM – Mix FM – Concessão: Diadema – Local de transmissão: RUA VERGUEIRO COBERTURA 1149 – São Paulo
106.9 FM – Nossa Rádio FM – Concessão: Arujá – Local de transmissão: PICO DO ITAPETI – Mogi das Cruzes
107.9 FM – Tropical FM – Concessão: Itapecerica da Serra – Local de transmissão: RUA PEDRO SOARES DE ALMEIDA, 138 – São Paulo


Informações do SISCOM – Serviço: 230 - Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada – Consultas de entidades outorgadas / Sistema de Controle de Radiodifusão – SRD – www.anatel.gov.br

O relatório da Anatel recomenda um prazo de 270 dias para correção das irregularidades sob pena de suspensão do serviço. O Ministério Público Federal também recomendou esse tipo de fiscalização em outros centros brasileiros. Em São Paulo, além das emissoras já citadas logo acima, o relatório abordou a situação de outras rádios como SulAmérica Trânsito FM 92.1, Top do Brasil FM 104.1, Rede do Bem FM 97.3, Terra FM 98.1, Kiss FM 102.1 e Vida FM 96.5.

Em breve você acompanha mais detalhes sobre o caso.

No espectro FM – Veja a intensidade dos sinais dessas e de outras rádios na Grande São Paulo: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Concessões, fiscalização, São Paulo, Anatel, Ministério Público Federal

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.