Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Domingo, 30 de Março de 2008 @ 12:35

Dials congestionados prejudicam rádios e ouvintes

Campinas – A recente mudança no panorama do dial de Campinas revela uma tendência assustadora às rádios e aos ouvintes. Luta por espaços podem acabar com a estréia do rádio digital no país
Publicidade

Conforme noticiado anteriormente, a Gospel FM 90.1 subiu a potência e a serra em Jundiaí, causando sérios problemas ao dial de Campinas. Com a alteração na potência, a rádio gerou interferências no dial campineiro, prejudicando a penetração do sinais das rádios Vox 90 FM 90.3 e Jovem Pan 2 FM 89.9. Tal situação pode ser alterada com a estréia do rádio digital, onde mais rádios poderão ocupar freqüências próximas uma das outras, sem causar espúrios as demais estações. Mas até lá os ouvintes e as emissoras deverão conviver com as interferências.

Campinas conta com 63 estações de FM captadas em seu dial, contado o sinal do canal 6 (SBT em Campinas, áudio que é transmitido em 87.7 FM) e a faixa de rádios comunitárias (liberadas para operarem em 105.9 FM). Das 63, grande parte estão localizadas em regiões próximas e algumas são rádios de cidades distantes que de alguma forma, atingem alguma área de Campinas. Nos próximos meses a situação deve piorar com a liberação de novas concessões em cidades próximas e o aumento de potência de algumas rádios. Tudo isso é agravado pela presença das emissoras clandestinas.

Uma parcela de culpa nessa situação está relacionada com a localização e o porte de Campinas. A cidade está entre a capital paulista e grandes cidades do estado, além de comandar uma região com vários municípios populosos. Isso tudo gera um excesso de concessões, além na proximidade de algumas rádios no dial. Outro agravante é o pequeno número de concessões liberadas para Campinas em relação a outras metrópoles brasileiras. Existem poucas concessões locais devido o grande numero de cidades vizinhas e populosas. Isso gera uma outra situação: mais rádios que andam!

Todo o Brasil está acostumado a ver concessões de cidades menores brigarem por uma fatia no bolo comercial e pelos ouvintes dos grandes municípios. O problema de Campinas é que o número de “rádios que andam” é maior e algumas delas chegam a “andar” 60km para atingir o município. Alguns exemplos de rádios de “Campinas” que possuem suas torres em outros municípios: Jovem Pan 2 FM 89.9 (Serra Negra), 89 FM 89.3 (Amparo), Líder FM 105.5 (Sumaré), Band FM 99.7 (Amparo), Mix FM 97.5 (Itupeva), Scalla FM 98.3 (Hortolândia), Kiss FM 107.9 (Cosmópolis), entre outras.

E qual é a situação do dial de sua região? Melhorou? Piorou? No momento ele está organizado? Opine em nosso fórum!


Por Daniel Starck – 30/03/2008
[email protected]

 


Exibir mapa ampliado




Dials relacionados à nota:
Campinas, Americana, Valinhos e Vinhedo

 Acompanhe essa notícia através do Podcast do Tudo Rádio.com

Participe agora do Tudo Rádio.com - Cadastre-se em nosso sistema e aproveite as vantagens da interatividade com o portal. O cadastro é de graça! - Clique aqui

Anuncie agora!! - Sua empresa e produto em evidência. Conheça os planos do Tudo Rádio.com clicando aqui!



Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!




Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.