Segunda-Feira, 19 de Maio de 2014 @ 07:38
Porto Alegre – Emissora avança e se distancia de concorrentes. Eldorado também amplia índices
Saiu recentemente mais um resultado geral da audiência FM de Porto Alegre e região metropolitana, dados obtidos pelo Instituto Ibope e repassados às agências de comunicação e emissoras participantes. No geral o FM gaúcho não viu mudanças significativas nas posições das primeiras colocadas, porém já são observados os primeiros impactos resultantes de alterações no dial FM da capital. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, fevereiro a março de 2014):
A 104 FM 104.1, emissora popular controlada pela Rede Pampa, continua sendo o principal destaque da medição de audiência em Porto Alegre e região metropolitana. A rádio que tem sustentado a liderança nos últimos anos na capital gaúcha ampliou novamente a sua participação no “share” (que aponta a partilha da audiência FM entre as rádios participantes). A 104 FM obteve uma evolução superior a 5% em relação aos dados obtidos pela estação na última pesquisa. Com isso a 104 FM amplia a distância para as demais participantes da medição. A vice-líder geral que também é controlada pela Rede Pampa também cresceu: a Eldorado FM 96.7 (agora em 97.5 FM) segue isolada na segunda colocação dos principais períodos da pesquisa. Rádio Gaúcha FM 93.7 e Cidade FM 92.1 aparecem na sequência.
Movimentações no segmento jovem/pop: a Atlântida FM 94.3 segue em alta na capital gaúcha e região metropolitana. A rádio apresentou mais uma evolução em seu índice de audiência e mantém a quinta colocação geral em Porto Alegre. A Atlântida FM também vê a queda no índice atribuído à Jovem Pan FM 97.5, emissora que possuí essa movimentação devido o encerramento desse projeto na capital gaúcha. A pesquisa atual já abrange os dados referentes a abril, mês que já contempla as recentes mudanças no dial FM de Porto Alegre. Esse fenômeno também já impacta na média da Mix FM 107.1, rádio que começa a evoluir na partilha da audiência FM (variou mais de 25% na comparação com a medição anterior).
Com a saída da Jovem Pan FM a Continental FM 98.3 (líder no segmento adulto-contemporâneo) ganhou uma posição nos principais períodos da medição. A rádio que também é operada pela Rede Pampa passou para a sexta posição geral. O mesmo ocorreu com a Antena 1 FM 89.3, rádio que pulou da oitava para a sétima colocação (emissora que além de ter ganho uma colocação devido a saída da Jovem Pan, também apresentou crescimento em seu índice). A popular Alegria FM 92.9 de Novo Hamburgo também oscilou positivamente na comparação com a pesquisa anterior, sendo seguida pela Itapema FM 102.3 no ranking geral.
Mais novidades: a Liberdade FM (emissora que em novembro passado deixou a frequência 95.9 FM e passou a operar em 101.9 FM e 104.9 FM – duas frequências localizadas em cidades vizinhas à capital gaúcha e em lados opostos entre si) está evoluindo na medição e cravou o seu melhor resultado do dial atual. Também foi visto mais um crescimento no índice da Rádio Grenal FM 95.9, fruto dessa primeira alteração entre canais da Rede Pampa realizada no final de 2013. A segunda leva de mudanças ocorreu no início de abril passado, relembre: saída da Jovem Pan FM dos 97.5 FM; promoção da Rádio Pampa AM 970 para 96.7 FM; migração da Eldorado de 96.7 FM para 97.5 FM. A Rádio Pampa começa a pontuar na pesquisa atual.
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande Porto Alegre e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.