Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 16 de Julho de 2014 @ 13:27

Curiosidade: Rádio voltada a Londrina interfere em cobertura da Jovem Pan FM de Presidente Prudente

Presidente Prudente – 89.3 FM passou a ser sintonizada em 101.7 FM e diminuiu cobertura regional da Jovem Pan FM

Publicidade

Uma curiosidade para os ouvintes de rádio dos interiores de São Paulo e do Paraná. Desde o final de maio o mercado de Londrina (segundo maior pólo populacional e econômico do estado) passou a receber o sinal da 101.7 FM, uma emissora de programação evangélica cujo nome fantasia é Novo Dia FM. A origem dessa estação é a 89.3 FM de Sertaneja (PR), frequência que nos últimos três anos chegou a abrigar retransmissões das rádios Novo Tempo FM e Gospel FM (sede em Curitiba), ambas com foco em Londrina. Porém essa mudança de canal acabou impactando em outra localidade: Presidente Prudente, importante cidade do interior de São Paulo.

A Novo Dia FM é sintonizada com certa facilidade em Londrina desde o final de maio, quando mudou para 101.7 FM. Porém a sintonia não ficou restrita ao Paraná devido a proximidade da região londrinense com o oeste do estado de São Paulo. O Tudo Rádio recebeu relatos de ouvintes que sintonizaram com facilidade a 101.7 FM em cidades como Assis, Maracaí, Palmital, Cândito Mota, entre outras, praças que são próximas à Sertaneja. Porém o problema da mudança ocorreu em Presidente Prudente: a Novo Dia FM diminuiu a cobertura regional da Jovem Pan FM 101.7 (torre em Martinópolis), chegando a ter conflitos de sinal em localidades distantes de cerca de 20km (linha reta) da torre da FM paulista, segundo relatos de ouvintes.

Antes da mudança a Jovem Pan FM conseguia alcançar o norte do Paraná, mais especificamente em cidades localizadas próximas à divisa entre os dois estados. E em 89.3 FM a Novo Dia FM convivia com o problema de ser “vizinha de dial” da potente Tribuna Soft FM 89.5 (emissora com torre em Apucarana e cobertura de sinal local em Londrina). Segundo o sistema público de distribuição de canais da Anatel (agência que fiscaliza a prática radiofônica no país) a FM de Sertaneja ainda consta como 89.3 FM, existindo apenas uma reserva de canal para a operação em 101.7 FM. A consulta foi feita ao SISCOM (Sistema de Informação dos Serviços de Comunicação de Massa), disponível no portal da Anatel na internet.

Atual distribuição – Veja como ficaram a sintonia dessas rádios. Escolha: Norte do Paraná, Norte Pioneiro, Oeste de São Paulo e Região de Marília.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Jovem Pan FM, sinal, Presidente Prudente, cobertura, rede, Londrina, São Paulo, Paraná

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.