A UnBTV, da Universidade de Brasília, firmou em julho um acordo com a Rádio Internacional da China (CRI) para exibição de vídeos produzidos na China. O material, com áudio em português e legendas em chinês, apresenta conteúdo diversificado abrangendo temas como cultura, arte, história e gastronomia chinesa. A intenção é que a produção seja exibida para o presidente da China, que está no Brasil participando da reunião do grupo dos Brics.
A diretora da UnBTV, Neuza Meller, esteve no país asiático em outubro do ano passado a convite do governo chinês. Ela fez parte de uma comitiva com outros sete profissionais, entre eles Argemiro Procópio, professor do Instituto de Relações Internacionais. Eles participaram de várias visitas oficiais. Em uma delas puderam conhecer a CRI.
Cem vídeos com duração de menos de três minutos foram apresentados. As produções abordavam temas como história, cultura, arte, gastronomia, música e invenções da China. Para Neuza Meller, o acordo é importante para ampliar o conhecimento sobre a cultura oriental. Com esse mesmo intuito, a rádio quer mostrar e tornar o país conhecido para os países de língua portuguesa. “Uma excelente oportunidade de conhecer e se apaixonar pela China” conta Neuza.
A diretora ressalta ainda que o acordo pode ser o primeiro de promissoras parcerias futuras. Neuza espera que após o período de exibição, o conteúdo esteja disponível permanentemente e que possa trazer novos produtos. As transmissões estão previstas até 21 de outubro.
Fonte: UnB Agência. Colaboração Victor Chen
Tags:
Rádio, China, UnB, Brasília, CRI