Segunda-Feira, 21 de Julho de 2014 @ 07:44
Curitiba – Rádios como 98 FM, Jovem Pan FM e Mundo Livre melhoram suas marcas
Curitiba também acompanhou a divulgação de mais uma pesquisa geral da audiência FM na capital paranaense e região metropolitana. E de novo o mercado reagiu de forma negativa: apresentou variações negativas na comparação com as pesquisas anteriores, quadro que persiste desde o segundo semestre de 2013. Porém o meio FM tem visto a desaceleração dessa tendência de queda, além do crescimento de rádios importantes. Os dados são do Instituto Ibope e foram repassados às agências de comunicação e emissoras assinantes. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, abril a junho/2014):
A Massa FM 97.7 continua isolada na liderança geral dos principais períodos da pesquisa geral de audiência, posição que vem sendo mantida pela FM desde 2012. Porém o meio curitibano tem um novo cenário: um possível acirramento pela disputa da primeira colocação geral. A Caiobá FM 102.3, emissora que não vinha acompanhando a tendência de queda do meio FM, tem obtido variações positivas nas últimas medições, tendo na medição atual um de seus maiores avanços. Com isso a Caiobá FM ampliou sua média de audiência e se aproximou da atual líder, ampliando o cenário de concorrência na capital paranaense. No “alcance de 30 dias” a Caiobá FM ocupa a primeira posição. As duas FMs estão isoladas no topo da medição.
Mais emissoras apresentaram variações positivas no período 05h-00h (todos os dias e locais). A 98 FM 98.9 segue em recuperação após ajustes em seu projeto artístico, mantendo a terceira posição geral e uma variação positiva em sua média de ouvintes por minuto. O ranking também mostra a Jovem Pan FM 103.9 com uma média ligeiramente melhor em relação à marca do mês passado, melhorando seu alcance, mantendo a FM isolada na quinta posição geral e também na liderança do segmento jovem/pop. A pesquisa também aponta a Gospel FM 89.3 isolada na quarta colocação geral no período 05h-00h (todos os dias e locais) e a Clube FM 101.5 em sexto.
Um dos principais destaques da pesquisa ficou com a BandNews FM 96.3. Assim como a Caiobá FM, a BandNews não parece sofrer com a tendência de queda vista pelo meio FM curitibano nos últimos meses. A 96.3 tem mantido uma média de ouvintes por minuto parecida com os registros dos anos anteriores, porém com o recuo do meio FM a BandNews FM ampliou de forma considerável sua participação no total da audiência FM. Isso também jogou a rádio pra cima em colocações (está em nono geral): hoje a BandNews está muito próxima das rádios Ouro Verde FM 105.5 e Transamérica FM 100.3, ampliando a disputa por posições no período 05h-00h (todos os dias e locais).
O meio curitibano também observou a manutenção da média da Rádio T FM 104.9, uma das melhores já registradas pela FM na Grande Curitiba, além da melhora na média da Mundo Livre FM 93.9, rádio que voltou a registrar uma ampliação em seus números de ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais).
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Girando o dial
Saiba o que é sintonizado na Grande Curitiba e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.