Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Quinta-Feira, 31 de Julho de 2014 @ 10:55

Audiência: Laser FM avança em Campinas e disputa por posições fica acirrada

Campinas – Laser FM passa para a primeira colocação e é acompanhada de perto pela Educadora FM

Publicidade

O mercado de rádio de Campinas, um dos principais do país, está movimentado após a divulgação de mais uma pesquisa geral da audiência FM. No geral o meio avançou na comparação com o período passado, impulsionado pela melhora nas médias da maioria das estações campineiras. E o destaque fica por conta da disputa por colocações, já que várias participantes da medição cravaram números muito próximos entre elas. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, abril a junho/2014):

A Rádio Laser FM 93.3, emissora que tem a música sertaneja como carro-chefe de seu projeto, retornou a liderança dos principais períodos da medição de audiência após meses longe dessa condição. Na comparação com o resultado anterior a Laser FM obteve o maior avanço absoluto na média de ouvintes por minuto entre todas as rádios participantes da medição, condição que a posicionou no topo do ranking. A Educadora FM 91.7, líder no segmento jovem/pop, aparece na vice-liderança e bem próxima da líder (a diferença entre as duas rádios é pequena nos principais períodos da medição). Nos últimos cinco anos essas duas estações tem se alternado na liderança de audiência em Campinas, geralmente com vantagem para a popular nos períodos próximos ao inverno e para a jovem no final e início de cada ano. As duas lideres estão isoladas no topo do ranking.

Na sequência o rádio campineiro vê um panorama no mínimo interessante e bem acirrado. A distância entre a terceira geral e a quinta colocada é inferior a 1 mil ouvintes na média por minuto. Já entre a posição de número cinco e a sétima do ranking a diferença é inferior a 1,5 mil (também na média de ouvintes por minuto, período 05h-00h – todos os dias e locais). Foram observadas melhoras nas médias das rádios Cidade FM 92.5 (pulou para terceiro geral), Antena 1 FM 107.5 (líder no segmento adulto-contemporâneo e quarto geral, sendo um dos melhores resultados da FM no mercado campineiro), Band FM 106.7 (ainda recente em Campinas), CBN FM 99.1 (também com um desempenho expressivo, sendo um dos melhores entre as emissoras que compõe essa rede nacional voltada ao jornalismo) e 105 FM 105.1 (pontua bem em São Paulo e Campinas).

O mercado também viu reações na média da Nativa FM 89.3, emissora que volta a crescer e se aproxima de concorrentes importantes. Na sequência o ranking aponta as rádios Nova Brasil FM 103.7 e Mix FM 101.1 que fecham o “top 10” campineiro.

O ranking campineiro também aponta a audiência de outras estações da cidade, lembrando que a cidade é atingida de forma local por várias emissoras localizadas em outros municípios da Grande Campinas (saiba mais).

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na Grande Campinas e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, Campinas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.