Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 26 de Maio de 2008 @ 01:15 @ 01:15

Gaúcha estréia no dial FM da Grande Porto Alegre

Porto Alegre – Uma das principais emissoras do Grupo RBS passa a ser transmitida através de uma nova freqüência. A rádio segue operando em OC e AM no dial da capital gaúcha

Publicidade

Os ouvintes gaúchos poderão conferir a partir do dia 28 de maio a programação de uma de suas emissoras mais tradicionais através de uma nova freqüência. A “all news” Gaúcha AM 600, rádio do Grupo RBS, inicia suas transmissões através da estação 93.7 FM, uma concessão nova na Grande Porto Alegre, originada a partir da antiga Metrô FM 91.3, rádio popular que foi extinta na semana passada pela própria RBS. A Gaúcha manterá no ar suas freqüências em OC e AM.

Segundo informações locais, a Gaúcha FM 93.7 será a FM mais potente de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Irradiando aproximadamente 130kw, a rádio deverá atingir com perfeição toda a região metropolitana de Porto Alegre, além de ser sintonizada em algumas localidades do interior e litoral do estado. Apesar de toda a sua potência a rádio não deverá atingir boa parte do Rio Grande do Sul, contrariando o que a Gaúcha afirma. Várias emissoras do interior gaúcho operam próximas ou na freqüência 93.7.

A propagação da Gaúcha através do FM deverá ficar restrita para a Grande Porto Alegre, com uma qualidade de sinal superior em relação as demais emissoras. Já no interior, algumas cidades distantes da capital poderão sintonizar a rádio, desde que não haja interferências locais na freqüência 93.7 FM. A versão em freqüência modulada da Gaúcha não deverá atingir algumas áreas da Serra Gaúcha, devido a presença da Rede Aleluia de Caxias do Sul, em 93.5 FM. Mesmo com esses empecilhos, a Gaúcha continua apoiada na AM 600, emissora de grande potência e cobertura, além das retransmissoras de sua rede. Outro detalhe importante: a FM foi criada para focar a capital gaúcha e explorar o “all news” nesse modelo de operação radiofônica.

Outra emissora que melhorou seu sinal e qualidade de som foi a Atlântida. A rádio deixou de operar em 94.1 FM e migrou suas transmissões para 94.3 FM. A alteração foi sentida pelos ouvintes da rádio que elogiam a nova qualidade de áudio da emissora gaúcha. O único porém será a propagação distante da emissora, que sofre interferências na Serra Gaúcha (devido a presença da Viva FM 94.5), litoral (emissora local de Torres, a Atlântico Sul FM 94.3), região de Passo Fundo (Pop Rock de Carazinho, em 94.3 FM), entre outras localidades. A Atlântida deverá ser apoiada por suas retransmissoras nessas regiões de interferências.


Por Daniel Starck – 26/05/2008
[email protected]

 


Exibir mapa ampliado




Dials relacionados à nota:
Porto Alegre e Novo Hamburgo

Rádios relacionadas à nota:
Gaúcha AM 600 - Porto Alegre 
Atlântida FM 94.1 - Porto Alegre 



 Acompanhe essa notícia através do Podcast do Tudo Rádio.com

Participe agora do Tudo Rádio.com - Cadastre-se em nosso sistema e aproveite as vantagens da interatividade com o portal. O cadastro é de graça! - Clique aqui

Anuncie agora!! - Sua empresa e produto em evidência. Conheça os planos do Tudo Rádio.com clicando aqui!



Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!




Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.