Terça-Feira, 27 de Maio de 2008 @ 13:40
Uma nova rede de rádios está nascendo no país e tem como base várias emissoras do grupo Diários Associados, um dos grandes conglomerados de comunicação de massa do Brasil. A principal mudança envolveu a 105 FM de Brasília, emissora popular que atualmente é líder geral em audiência no Distrito Federal, dados do Instituto Ibope. A rádio brasiliense adotou o nome Clube, originado da AM pernambucana que opera no Recife e é considerada a rádio mais antiga do país.
A mudança de nome já havia afetado outras emissoras. O fato que surpreendeu Brasília no último dia 18 de maio já havia acontecido no Recife. Na época a líder geral em audiência, a Caetés FM 99.1, mudou seu nome para Clube FM. Já em João Pessoa a emissora comemora 1 ano no ar e inaugurou ontem a sua nova plástica, produzida pela Multiplay (com a voz de Waguinho, diretor artístico da 89 FM de São Paulo), repetindo o que já acontece em Brasília.
A Rede Clube não opera via-satélite. A rede foi criada até o momento para padronizar as marcas, plásticas e gênero de programação das emissoras. O playlist musical pode variar conforme as necessidades de cada localidade. As duas grandes rádios dos Diários Associados não deverão seguir a Rede Clube, ou seja, sem alterações nas rádios Tupi AM e Nativa FM 96.5, ambas emissoras do Rio de Janeiro.
Em breve você acompanhará mais detalhes sobre a nova rede.
Por Fabio Etcheverria e Daniel Starck – 27/05/2008
[email protected]
Anuncie agora!! - Sua empresa e produto em evidência. Conheça os planos do Tudo Rádio.com clicando aqui!
Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.