Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 27 de Agosto de 2014 @ 13:57

SET 2014 | Distribuição da produção de conteúdo multiplataforma é abordada em painel

São Paulo - Palestras ressaltam produções de áudio para rádio

Publicidade

Continua em São Paulo durante a realização do congresso SET 2014 o painel voltado à produção de áudio e vídeo para rádio, TV e internet. Neste momento Cauê Franzon, profissional do Grupo RBS - Rádios, inicia a palestra que detalhada a prática de Workflow de produção e distribuição multiplataforma. Carlos Ronconi (Rede Globo) e Luiz Fausto (Rede Globo) também palestraram conforme já noticiado pelo Tudo Rádio.

Cauê detalha sobre modelos de captação de áudio conforme a necessidade de cada trabalho, além da forma de transmissão do conteúdo gerado para as emissoras. Franzon também revelou testes realizados pela Rádio Gaúcha AM 600 FM 93.7 de Porto Alegre em relação ao transporte de conteúdo e comunicação via 4G (rede móvel), com resultados satisfatórios no momento.

Já na produção Franzon detalha os prós e contras dos equipamentos e formatos utilizados dentro das emissoras, além das comunicações entre canais que permitem diferentes tipos de trabalhos, como a separação do que é transmitido em AM ou FM com o que sai para internet e canais de áudio em TVs por assinatura (exemplo visto durante a Voz do Brasil).


Franzon também destacou a importância do conteúdo no rádio e na televisão, onde a agilidade da introdução de um determinado conteúdo (a exemplo de notícias ao vivo, furos de reportagens) tem mais peso do que a qualidade do áudio em si. Porém, posteriormente esse conteúdo pode ser melhor trabalhado em qualidade no pós produção.

O RDS (sistema de envio de textos curtos para os receptores dos ouvintes) também foi lembrado na palestra, serviço que pode receber e transmitir mais informações do que o tradicional "nome da emissora", "slogan" e "prefixo".

Formatos diferentes de conteúdo e distribuição deles também foram destacados, até com possibilidades comerciais. O "Pretinho TV", produções de vídeos realizadas pela atração Pretinho Básico da Atlântida FM 94.3 de Porto Alegre e publicados na internet, também foi apresentado. O conteúdo jornalístico em vídeo da Rádio Gaúcha também foi apresentado.

Logo mais às 15h30 o Tudo Rádio acompanhará o painel de Eduardo Cappia, profissional que irá detalhar a migração do rádio AM e a faixa estendida.

Tags: Rádio, SET, Expo, feira, migração, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.