O rádio gaúcho completa 90 anos no próximo dia 7. Para celebrar as nove décadas do meio de comunicação no Estado, o professor Luciano Klöckner, em parceria com Plínio Nunes, Maria Alice Bragança, Flávio Ledur e o ilustrador Santiago produziram o ‘Anedotário do Rádio Gaúcho – 90 Anos de História’. O lançamento ocorre no dia 9, após a palestra ‘O bom humor no Rádio Gaúcho’, que começa às 19h30, no auditório da Faculdade de Comunicação Social da PUC (Famecos).
Histórias engraçadas são o foco do livro, cuja arrecadação dos direitos autorais será doada à Pequena Casa da Criança, de Porto Alegre. A compilação de, aproximadamente, 90 momentos hilários contou com a ajuda de radialistas, que enviaram os seus relatos via redes sociais. “As histórias são fruto de várias gravações e risadas que ocorriam nos bastidores”, afirma Klöckner. O ilustrador Santiago recebeu-as e, sem seleção prévia, desenhou charges de casos que lhe chamaram a atenção. O professor afirma que há quatro anos estava por editar a obra e escolheu este ano devido à data comemorativa. O preço do livro é de R$ 15 e estará à venda no dia do lançamento, nas principais livrarias da Capital.
A ideia do Anedotário surgiu de um hábito que Luciano tem de levar um livro quando visita alguém no hospital. Ao fazer esse gesto com seu tio, internado no Hospital de Clínicas, retornou no dia seguinte ao quarto e viu médicos e enfermeiras reunidos ao redor da cama do parente. “Logo pensei que ele havia morrido. Porém, ao me aproximar, notei que todos estavam rindo. Meu tio estava interpretando as histórias do livro, pois ele foi ator de teatro”, comenta. O fato motivou Klöckner a colocar a ideia em prática.
O pioneiro da transmissão falada no estado foi o padre gaúcho Roberto Landell de Moura, que trabalhou com projetos envolvendo ondas eletromagnéticas e é apontado como o inventor do rádio. Há 92 anos, o presidente Epitácio Pessoa fez a primeira transmissão, com o discurso durante as comemorações do centenário da independência do Brasil, sendo a primeira transmissão de rádio no país.
Tags:
Rádio, livro, história, Rio Grande do Sul