Rádios públicas de todo o Brasil participaram de reunião nesta quinta-feira, em Brasília, para a discussão de melhorias para o setor. Este é o segundo encontro, nove meses depois da primeira reunião, que aconteceu também na Capital Federal. Participam do evento representantes de 43 emissoras de rádio de todo o Brasil. Sete delas, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Durante esta quinta-feira (11), o principal ponto de discussão foi o financiamento da Comunicação Pública, feito por meio de orçamento do governo, patrocínio cultural e publicidade. Para esta sexta-feira (12), está programado um balanço sobre a experiência e a cobertura da Copa do Mundo, pelas Rádios Públicas do país.
Além disso, o conteúdo e a programação das emissoras públicas de rádio vai ser discutida, como músicas, radioteatros, programas infantis, educativos e de outros gêneros. A ideia do encontro nacional é listar os próximos passos para a criação da Rede Pública de Rádio, prevista para o início do ano que vem. A EBC é gestora das Rádios Nacional FM 96.1 AM 980 de Brasília, MEC FM 98.9 AM 800 do Rio de Janeiro, Rádio Nacional AM 1130 do Rio de Janeiro, Além da rádio Rádio Nacional AM do Alto Solimões e Rádio Nacional da Amazônia.
Desde a sua criação, em 2007, a EBC já investiu na recuperação dos prefixos públicos, com a compra de novos transmissores de FM e AM, agora em pleno funcionamento, além dos novos equipamentos de estúdio. Somente nas rádios MEC, foram investidos R$ 1,7 milhão em equipamentos digitais, além das obras civis de adaptação de estúdios.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, MEC FM, AM, mudança, sede, Rio de Janeiro