Segunda-Feira, 16 de Junho de 2008 @ 01:30 @ 01:30
O último resultado de audiência obtido pela pesquisa do Instituto Ibope só confirmou o que grande parte dos ouvintes de Porto Alegre já sabia: a Atlântida FM 94.3 está conquistando mais ouvintes. A emissora tem crescido de forma satisfatória, distanciando-se das concorrentes no segmento jovem e mantendo com folga a liderança no segmento em Porto Alegre. A RBS, grupo que controla a Atlântida, espera que os resultados obtidos na capital gaúcha sejam repetidos nas demais praças onde a rede atua, seja no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina.
Grande parte dessa evolução na audiência se deve ao fenômeno “Pretinho Básico”. O programa humorístico que vai ao ar através de toda Rede Atlântida, sempre em dois horários (13h00 e 18h00), impulsionou a audiência da rádio em Porto Alegre. Com os resultados obtidos na capital gaúcha a atração foi estendida para as emissoras da rede instaladas em solo catarinense. Anteriormente o Pretinho Básico ficava restrito às emissoras gaúchas da Atlântida e a retransmissora catarinense instalada em Chapecó. Em Santa Catarina a rede enfrenta uma concorrência ainda maior com o grande predomínio de redes paulistas no estado, com destaque para a força da Jovem Pan 2.
Em Porto Alegre a Atlântida realizou alguns ajustes em sua grade de programação, mas a principal mudança ficou na freqüência. A rádio migrou dos 94.1 FM para 94.3 FM e melhorou sua qualidade técnica na capital gaúcha. O crescimento da rede jovem da RBS pode despertar a concorrência em Porto Alegre. A Pop Rock FM 107.1, outra rede jovem gaúcha, esboçou uma reação no ranking. Já a afiliada da Jovem Pan 2 em Porto Alegre, rádio que não possui investimentos locais e tem uma grande audiência graças ao sucesso da rede, dá indícios de um possível investimento local, com a possibilidade de ações em Porto Alegre para promover a rádio.
Por Daniel Starck – 16/06/2008
[email protected]
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.