Segunda-Feira, 16 de Junho de 2008 @ 13:50
Nos últimos dias uma novidade pegou de surpresa os ouvintes de duas emissoras da Rede Mundial (antiga CBS) na Baixada Santista. As retransmissoras das redes Tupi FM e Kiss, ambas de São Paulo e controladas pela Mundial, trocaram de freqüências para melhorar a recepção das mesmas no litoral paulista. A Tupi FM deixou a concessão de Bertioga (FM 89.9) para operar a partir de Mongaguá (90.1 FM), melhorando a sua recepção nas cidades próximas a Praia Grande, enquanto a Kiss FM passa a operar através de uma nova freqüência: 89.3 FM.
A Tupi FM 90.1 tem o foco no público amante da música sertaneja e busca essa fidelidade na audiência na região que compreende os municípios de Praia Grande até Peruíbe. Já a Kiss FM 89.3 necessita de um grande centro para operar e encontrar o seu público, assim a rádio melhorou sua recepção nas cidades de Santos, Guarujá e São Vicente, cobrindo a área mais populosa da Baixada Santista. Os sinais das matrizes de ambas as redes (rádios que estão instaladas na capital paulista) não alcançam o litoral paulista, aumentando a responsabilidade das retransmissoras presentes na Baixada Santista.
A equipe do Tudo Rádio.com realizou uma breve pesquisa nos sistemas interativos da Anatel para descobrir a procedência de cada freqüência. A nova estação FM 90.1 é uma concessão do pequeno município de Mongaguá, localizado ao lado de Praia Grande. Já a 89.3 FM não foi encontrada no sistema e até o momento não existe alterações de freqüência para a concessão de Bertioga (89.9). No litoral existe uma ocorrência de número 129/2001 para a ocupação da freqüência 89.3 FM no município de Iguape, localizado no litoral sul e distante da Baixada Santista.
Por Daniel Starck – 16/06/2008
[email protected]
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.