Policiais federais da Delegacia de Polícia de Macaé prenderam no início da noite desta terça-feira, dia 11,, um homem de 20 anos responsável pela operação de uma rádio FM, em Cabo Frio, que funcionava sem autorização da Anatel. A ação contou com a participação de fiscais da agência reguladora e constatou que a transmissão ilegal vinha interferindo nas comunicações de aeronaves e no centro de comando de controle da base aérea militar de São Pedro D´Aldeia.
Essa foi a terceira vez que a rádio teve suas atividades encerradas. Nas outras intervenções os equipamentos apenas foram lacrados, porém, seus responsáveis desobedeceram a determinação da suspensão de funcionamento e voltaram a transmitir a programação da rádio novamente de forma ilegal.
Desta vez os equipamentos foram apreendidos e levados para a Delegacia de Polícia Federal em Macaé. O estúdio funcionava no bairro Guarani, em Cabo Frio e a repetidora na cidade vizinha de Rio das Ostras, o que aumentava consideravelmente seu alcance. Também evidenciou o profissionalismo nas instalações, pois, a rádio, que funcionava 24 horas por dia, utilizava indevidamente duas frequências, sendo uma entre a sede e a torre de transmissão e a segunda da torre de transmissão para toda comunidade da região dos lagos.
Autuado em flagrante pelo crime previsto no Artigo 183 da Lei 9472/97, cuja pena varia de 2 a 4 anos de detenção, o homem foi recolhido na custódia da 123ª Delegacia de Polícia Civil de Macaé onde aguarda que sua fiança seja arbitrada pelo Juízo Federal de São Pedro D´Aldeia.
Com informações da Polícia Federal
Tags:
Rádio, pirata, apreensão, Anatel, Cabo Frio