Sexta-Feira, 04 de Julho de 2008 @ 13:18
São Paulo – Rádio evangélica consolida o posto de maior rede nacional em FM no Brasil. Segunda maior rede em FM é a Jovem Pan 2
Com a recente inauguração de uma retransmissora em Lins (103.1 FM) e a confirmação da estréia da rede no interior gaúcho, mais precisamente na cidade de Carazinho (100.3 FM), a Rede Aleluia lembra a sua força na hora de expandir a rede e consolida o “status” de maior rede de rádios em FM no Brasil. A emissora evangélica está presente em praticamente todos os grandes municípios brasileiros.
A Rede Aleluia mantém audiências pouco significativas em um contexto geral nas principais cidades do país, mas possui um público cativo em todas as regiões atingidas pela emissora. A expansão da rádio ocorre através de arrendamentos, mantendo o controle total de uma determinada estação durante algum período de tempo, firmado em contrato. A emissora paulista da Igreja Universal do Reino de Deus deverá manter a expansão da rede pelo país nos próximos meses.
Em determinadas situações a Rede Aleluia procura arrendar emissoras que estão em crise financeira (facilitando a negociação entre a possível retransmissora e a cabeça de rede) ou rádios consideradas extremamente importantes no ponto de vista estratégico, levando em consideração as condições técnicas (potência irradiada, área útil de cobertura, equipamentos em geral) e a questão populacional local (perfil, números absolutos e até mesmo possíveis concorrentes).
Já a segunda maior rede nacional em FM trabalha de uma forma diferente. A Jovem Pan 2 possui sua cabeça de rede em São Paulo e as demais emissoras são afiliadas, ou seja, não há pratica de arrendamento. O mesmo ocorre com outras grandes redes, mas existem aquelas que mantém um grande numero de afiliadas, mas arrendam algumas rádios para compor em definitivo sua rede. Tanto a Pan como a Rede Aleluia comemoram algumas situações parecidas, como a estabilidade de algumas retransmissoras perante a cabeça de rede, ou seja, ambas as redes possuem parceiros que seguem fieis as suas programações desde o inicio da formação das duas redes no país.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.