Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 12 de Janeiro de 2015 @ 10:54

Panorama: Sobe para nove o número de FMs com conteúdo evangélico em Curitiba

Curitiba – Proporcionalmente, a capital paranaense é um dos mercados que mais deram abertura para os segmentos gospel e evangélico

Publicidade
A virada de ano na capital paranaense foi acompanhada de algumas mudanças no dial FM, situação que elevou a presença de emissoras voltadas ao segmento evangélico e/ou gospel. Hoje são nove estações que veiculam algum tipo de programação religiosa no dial FM curitibano, sendo uma ocupação integral da rádio ou parcial (desconsiderando quadros de curta duração). Esse avanço evangélico no dial FM de Curitiba está entre os maiores do país, superior às praças como Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, entre outras, além de ser superior na proporção com São Paulo (mercado que possui 11 FMs entre evangélicas, gospel e religiosas, porém a capital paulista conta com 44 estações com sinal entre bom e local, contra 23 de Curitiba). Acompanhe:
 
Esse quadro em Curitiba foi elevado recentemente pela mudança na grade da 95 FM 95.7, emissora cuja transmissão parte de Piraquara, mas seus estúdios estão no centro da capital. Desde os primeiros dias de janeiro a grade da 95.7 FM veicula a programação de várias nomenclaturas religiosas, com destaque para a presença da Igreja Pentecostal Deus é Amor no período da tarde. Até novembro passado a 95 FM tinha uma grade popular que se alternava com a programação religiosa / popular da Rede Romântica, porém o chamado “horário nobre” da emissora (faixas da manhã e da tarde) era ocupado por atrações populares locais.
 
Em 2014 outras duas estações assumiram grades religiosas. No primeiro semestre foi a vez da 91.3 FM interromper a afiliação com a Mix FM (mesmo obtendo resultados positivos de audiência – a rádio estava em crescimento segundo a pesquisa do Instituto Ibope) e assumir a grade da Igreja Mundial do Poder de Deus (saiba mais). Em dezembro passado a 107.1 FM (ex-Dimensão FM) assumiu a grade da Rede Romântica, cadeia nacional que possui um projeto que mescla música popular, gospel e também inserções de mensagens religiosas.
 
Apesar do elevado número de emissoras evangélicas e/ou gospel, o universo de ouvintes interessados nesse tipo de programação está concentrado na Gospel FM 89.3, emissora local que está posicionada entre as FMs mais ouvidas da Grande Curitiba (Instituto Ibope) e que em 2014 chegou a aparecer na terceira colocação geral em períodos comerciais da medição (06-19h, segunda à sexta-feira). A capital também conta com outras bandeiras que utilizam a música gospel como um de seus principais atrativos, como a Feliz FM 92.9, Sara Brasil FM 107.5 e a adventista Novo Tempo FM 106.5. 
 
Rede Aleluia FM 88.5 e BBN FM 92.3 também estão entre as representantes desse gênero de programação, emissoras que possuem mais de 10 anos de atuação na capital paranaense. Outra veterana é a Novo Tempo, no ar desde agosto de 1996.
 
Rádio FM em Curitiba – Veja e ouça a lista completa de emissoras captadas na Grande Curitiba: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, gospel, evangélica, redes, Curitiba

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.