Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 14 de Fevereiro de 2015 @ 08:08

Audiência: Adoção do “Novo Critério Brasil” modifica cenários na pesquisa radiofônica

São Paulo – Atualização dos critérios pelos Institutos de pesquisa mudam alguns cenários na disputa por audiência no rádio

Publicidade
O mês de fevereiro começou movimentado no meio rádio. Após a divulgação dos resultados da audiência de rádio nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro (no último dia 9) os profissionais do meio perceberam mudanças significativas em vários cenários da medição realizada pelo Instituto Ibope. Nessa primeira etapa foi observada uma melhora significativa nos índices das chamadas “qualificadas”, com emissoras dos segmentos adulto-contemporâneo, jovem/pop e jornalismo evoluindo nas medições. O motivo? A adoção do Novo Critério Brasil, sendo uma atualização no modelo de classificação econômica da população brasileira.
 
O “Novo Critério Brasil” ou “Novo Critério de Classificação Econômica Brasil” foi apresentado ao mercado em maio de 2013 e tinha a previsão de adoção por parte do mercado a partir de janeiro de 2014. Porém ainda em 2013 houve o anuncio do adiamento da atualização dessa classificação econômica, que passou a influenciar as pesquisas a partir de janeiro de 2015. No rádio esse “fenômeno” foi percebido na pesquisa divulgada no último dia 9 de fevereiro, já que a medição desse mês é a primeira que contempla o mês de janeiro de 2015 (a pesquisa é trimestral e a atual aponta o panorama da audiência FM nos meses de novembro, dezembro e janeiro). O Novo Critério  busca definir uma segmentação mais apropriada da população em classes econômicas para fins de consumo.
 
Essa metodologia atualizada não tem impedido sequências positivas (ou negativas) anteriores na maioria dos casos. Destaques recentes de evolução como Alpha FM 101.7, Mix FM 106.3, CBN FM 90.5, Nova Brasil FM 89.7, Jovem Pan FM 100.9, 89 A Rádio Rock FM 89.1, BandNews FM 96.9, entre outras, já estavam apresentando evoluções antes mesmo da adoção do novo critério. Porém ocorreram acréscimos consideráveis nas médias de ouvintes por minuto dessas estações na Grande São Paulo, fato que contribuiu diretamente com a ampliação da média de audiência do meio FM. Em outras praças como Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Campinas, entre outras, também ocorreram evoluções de rádios dos segmentos adulto-contemporâneo, jovem/pop e jornalísticas. 
 
Porém o novo critério não parece limitar as “populares”, situação comprovada através dos avanços de rádios como FM O Dia FM 100.5 (Rio de Janeiro), Rádio Itatiaia FM 95.7 (Belo Horizonte), BH FM 102.1 (Belo Horizonte), Gazeta FM 88.1 (São Paulo), Rádio Globo FM 98.1 89.5 (Rio de Janeiro), Super Rádio Tupi FM 96.5 (Rio de Janeiro), Rádio Laser FM 93.3 (Campinas), entre outras. E emissoras que já estavam oscilando negativamente também mantiveram essa situação em alguns casos, independente do segmento de atuação.
 
Fato é que as estratégias das emissoras na busca por audiência deverão se adaptar à nova realidade da pesquisa e da população brasileira. O Critério Brasil é uma evolução do indicador criado pela Associação Brasileira de Anunciantes, isso no final da década de 1960. No caso da atualização feita agora em 2015 as principais diferenças para o critério atualizado anteriormente estão na substituição da renda declarada por variáveis indicadoras de renda permanente, a expansão da abrangência geográfica e a inclusão da composição familiar, do porte dos municípios e da região onde estão localizados como parâmetros fundamentais para a segmentação e comparação entre os padrões de consumo dos brasileiros. Outro detalhe: o novo critério tem abrangência nacional, enquanto o anterior considerava indicadores de consumo de nove grandes regiões metropolitanas. 
 
Em breve mais detalhes sobre o comportamento da audiência em FM em outras praças brasileiras. Acompanhe através da redação do Tudo Rádio.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Ibope, pesquisa, São Paulo, governo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.