Segunda-Feira, 15 de Junho de 2015 @ 07:42
São Paulo - Panorama é revelado através de enquete realizada pelo Tudo Rádio e que contou com 1139 participações
O Tudo Rádio realizou recentemente uma enquete relacionada ao sistema RDS (Radio Data System - que permite o envio de mensagens de texto para os receptores dos ouvintes), perguntando sobre a importância da ferramenta para as rádios e para a audiência. Foram 1139 participações e a maioria indica uma possível preferência pela utilização do RDS por parte das emissoras. Porém a maioria dos participantes que indicaram a importância do RDS nas rádios pedem que as emissoras utilizem de forma mais ampla o sistema, não apenas para indicar o nome da estação através do texto enviado. Acompanhe:
A enquete foi encerrada na última sexta-feira (12) e 57% dos participantes indicam que o RDS é uma ferramenta importante e que deve ser utilizada pelas emissoras. Desses 57%, 42% pedem uma maior utilização do sistema pelas rádios, ou seja, que disponibilizem mais informações que vão além da publicação do nome da emissora. O RDS permite o envio de detalhes sobre a programação, nomes de músicas executadas naquele momento, notícias, textos de promoções, entre outros serviços. Já 4% das participações preferem que as rádios não utilizem o RDS se for para apenas mostrar o nome e 39% não acha importante a utilização do sistema nas rádios.
Recentemente o Tudo Rádio tem fechado várias matérias relacionadas à expansão do sistema pelas emissoras brasileiras, com o surgimento do RDS em várias estações de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, entre outros estados (leia sobre). No caso catarinense a região do Vale do Itajaí praticamente não utilizava RDS, situação diferente em 2015. Há anos o sistema é amplamente difundido em algumas capitais brasileiras, com destaque para São Paulo onde boa parte das FMs disponibilizam detalhes de suas programações e os nomes das músicas executadas pelas rádios. Em Florianópolis as emissoras utilizam um recurso de texto estendido do RDS (RT) para divulgar eventos promovidos pelas FMs, com destaque para a Jovem Pan FM 101.7 e Atlântida FM 100.9.
Outra novidade de utilização tem ocorrido em Curitiba. Em maio a 98 FM 98.9 passou a divulgar o número de telefone celular para contato no aplicativo WhatsApp, promovendo a interação entre a rádio e os ouvintes. Menos de um mês depois várias FMs curitibanas adotam essa prática, com as seguintes rádios divulgando os seus números de WhatsApp via RDS: Lumen FM 99.5, Clube FM 101.5, Jovem Pan FM 103.9 e Transamérica FM 100.3. Já a Rádio T FM 104.9 (e rede) mostra os nomes das atrações, da rádio e também as músicas executadas pela FM. Também é comum divulgar endereços de sites e telefones para participações em várias FMs brasileiras.
As principais opções do RDS
Conheça alguns recursos do RDS, inclusive as faixas que estão disponíveis na maioria dos receptores FMs que captam o sistema (inclusive celulares com FM):
PS: Tradicional faixa de 8 caracteres. Geralmente usada para mostrar o nome da rádio e outras informações rápidas (inclusive os nomes das músicas). É a função de maior disponibilidade nos receptores e geralmente é utilizada "piscando" as palavras devido o seu curto espaço para texto. Existem rádios que inserem frases mais longas deslocando os caracteres da direita para a esquerda.
RT: Tem crescido nos receptores e na utilização por parte das FMs. Comporta até 64 caracteres e geralmente mostra nomes e slogans das emissoras, além de outras identificações. Também é possível introduzir o nome das músicas e outros detalhes da grade, como fazem a 89 A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo e as estações da Rádio T FM no Paraná. Em Florianópolis as FMs jovens utilizam essa função para divulgar eventos promovidos por essas rádios.
PTY: Pouco utilizado. É o gênero de programação da emissora. Comum ver rádios "jovens/pop" com classificação "country" e populares como "soft rock". Apesar da pouca utilização, ela é importante. Muitos receptores novos conseguem organizar as rádios por gêneros, principalmente celulares com FM e rádios automotivos.
Enquete
O Tudo Rádio já conta com uma nova enquete. Perguntamos: "Qual a melhor ferramenta para o rádio utilizar na hora de interagir com os ouvintes?". Veja detalhes e participe clicando aqui.
RDS! E sintonias! - Veja a lista de emissoras que utilizam esse sistema e ouça elas on-line: clique aqui.
Faltou alguma? - Tem alguma outra emissora com RDS e que não está indicado em nossos dials? Indique para nós via [email protected] ou via Twitter @TudoRadio.
O que é RDS? - Leia sobre o sistema, inclusive as suas funções. Clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.