Segunda-Feira, 29 de Junho de 2015 @ 07:45
Curitiba - Ouvintes perceberam testes de sinal em 94.5 FM originados a partir do centro de Curitiba
Atualizado (10h37) - Como já era previsto a transmissão experimental da 94.5 FM foi retomada na manhã desta segunda-feira (29). A emissora executa músicas nacionais (chegou a executar algumas produções internacionais nos primeiros minutos de transmissão), além de se identificar. A FM também informa que está operando em formato experimental.
Uma novidade para os ouvintes de rádio de Curitiba. Foram iniciados os testes de sinal da 94.5 FM, emissora que deverá abrigar o projeto de webradio chamado "Rádio UFPR", mantido pela Universidade Federal do Paraná (responsável pela 94.5 FM, mas no dial a emissora poderá receber o nome de Rádio Universitária FM). A concessão é inédita na Grande Curitiba e realizou a sua primeira transmissão na última sexta-feira (26), sendo captada com facilidade em grande parte da região metropolitana. A expectativa é de que os testes retornem a partir de hoje (29) e a FM permaneça no ar de forma definitiva.
A expectativa do mercado curitibano é de que a 94.5 seja utilizada pelo projeto "Rádio UFPR", veiculado na internet desde 2001 e que tem como foco o jornalismo e a música brasileira em sua grade de programação, lembrando que Curitiba não possui uma FM especializada no gênero "MPB", como ocorre em outras grandes cidades do Brasil. A 94.5 FM é uma sintonia inédita na Grande Curitiba e sua concessão pertence ao município de São José dos Pinhais, porém o seu sinal está autorizado pela Anatel para operar a partir do tipo de um prédio mantido pela UFPR no centro de Curitiba, pertencente à Funpar - Fundação da Universidade Federal do Paraná (será a única FM curitibana com seu sistema irradiante instalado a partir do centro da capital).
O início das transmissões eram esperados há alguns anos pelos ouvintes e também pelo mercado de Curitiba. A concessão educativa 94.5 FM destinada a UFPR já constava há anos nos sistemas de distribuição da Anatel e do Ministério das Comunicações. Inicialmente a sua transmissão foi instalada no Campus Centro Politécnico (próximo ao Jardim Botânico e à BR-277/ saída para as praias), mas depois foi necessária a mudança para o centro de Curitiba, fato que deve ter atrasado o início dos testes em 94.5 FM. A expectativa é de que o sinal permaneça no ar a partir de hoje.
A 94.5 FM é uma sintonia livre em Curitiba. O canal sofre algumas interferências de duas estações possivelmente clandestinas, com uma operando em 94.5 durante os finais de semana e a outra em 94.7 FM a partir de São José dos Pinhais. A única FM oficial mais próximas da nova sintonia gerida pela UFPR é a Mix FM 94.7 de Ponta Grossa (com cobertura em alguns pontos da Grande Curitiba - destaque para Campo Largo e Colombo). Na capital a 94.5 FM está localizada no dial FM entre as potentes Mundo Livre FM 93.9 e Transamérica Light FM 95.1.
Em breve mais detalhes sobre a nova sintonia em Curitiba.
Sinal da 94.5 FM - Nos próximos dias o Tudo Rádio vai adicionar a presença do sinal da Rádio UFPR e acompanhará nas seguintes regiões: Grande Curitiba e Litoral do Paraná
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.