A CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro está fazendo a cobertura da 13ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O evento é um dos principais movimentos literários do país e conta com intensa visitação durante sua realização. A feira começou na quarta-feira (1º) e segue até o próximo domingo (5). A CBN está com intensa divulgação do evento em sua programação.
A jornalista Simone Magno está na Flip fazendo flashes ao vivo e reportagens especiais direto da Flip. As intervenções da repórter ocorrem durante toda a programação da emissora, inclusive com informações para toda a rede. Simone Magno é jornalista e responsável pelo boletim Tempo de Letras, no ar desde maio de 2007, dentro do programa CBN Noite Total.
A 13ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começou na noite desta quarta (1º) sem o nome que prometia ser o principal destaque da programação deste ano: o italiano Roberto Saviano. O jornalista, jurado de morte pela Máfia, cancelou sua vinda perto do início do evento e alegou questões de segurança.
Saviano falaria sobre crime organizado, tema de seu livro mais famoso, "Gomorra". A organização da festa disse que ainda seria anunciado um substituto para ocupar a mesa programada para as 19h30 do sábado.
Dentre os destaques da Flip 2015, estão o cubano Leonardo Padura; o queniano Ng?g? wa Thiong'o, escritor e ativista político cotado para o Nobel de literatura; e debates sobre literatura, sexo e erotismo. Depois da conferência de abertura, aconteceu ainda na noite de quarta-feira o show com os cantores Luís Perequê e Dani Lasalvia e o grupo Os Caiçaras.
Chamada "As margens de Mário", a conferência de abertura teve três participantes. A renomada ensaísta argentina Beatriz Sarlo conversou com a crítica e professora da USP Eliane Robert de Moraes (organizadora da "Antologia da poesia erótica brasileira") e com Eduardo Jardim (autor de "Eu sou trezentos", biografia do homenageado).
Um dos assuntos abordados foi a polêmica em torno da orientação sexual de Mário de Andrade. Recentemente, foi revelada a íntegra de uma carta do autor de "Macunaíma" na qual ele tratava da sua "tão falada (pelos outros) homossexualidade". O destinatário era o também escritor e poeta Manuel Bandeira (1886-1968).
Cobertura nacional da CBN – Ouça on-line e veja o alcance nacional das afiliadas da Rede CBN.
Clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Flip, literatura, livros, CBN, Rio de Janeiro, Paraty