O ex-narrador Osmar Santos completou 66 anos na terça-feira (28) e foi homenageado por diversos veículos de comunicação, entre eles, a Jovem Pan AM 620 de São Paulo. A emissora jornalística paulistana postou em seu site diversas narrações feitas por Osmar Santos quando ele ainda era seu narrador.
Preciso, irreverente, inteligente e criativo, Osmar Santos é um dos maiores nomes da história do rádio esportivo, o ex-narrador, com marcante passagem pela Rádio Jovem Pan. Símbolo de uma geração de grandes narradores de futebol no rádio do país, Osmar transcendeu o esporte e se tornou um dos grandes nomes da luta pela volta da democracia no Brasil, durante a campanha das Diretas Já, nos anos 80.
Dono de bordões memoráveis e que até hoje fazem parte do vocabulário futebolístico, “O Pai da Matéria” marcou época com o microfone da Jovem Pan nos anos 70. A carreira de Osmar Santos foi abreviada por conta de um acidente de carro sofrido em 1994 que lhe prejudicou a fala. Desde então ele se dedica às artes plásticas, especialmente a pintura. Em comemoração ao aniversário de 66 anos de Osmar, a ESPN Filmes produziu um filme/documentário em sua homenagem que foi lançado na terça com depoimentos de vários personagens famosos do esporte brasileiro.
Osmar Santos encerrou a carreira no rádio logo após o acidente atuando pela Rádio Globo AM 1100. Em forma de homenagear o profissional, até hoje a equipe esportiva da rádio, os profissionais da área jornalística/esportiva da emissora usam a expressão “a equipe esportiva de Osmar Santos”.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Jovem Pan AM, Osmar Santos, Rádio Globo, São Paulo