Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2015 @ 07:46
São Paulo – Fala de Luan Santana é destaque no meio. Nativa FM chegou a publicar um vídeo com o depoimento do cantor sobre o rádio
Desde a semana passado os leitores do Tudo Rádio estão acompanhado o caso que envolveu o cantor Luan Santana, a AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) e a VEVO. Em resposta à afirmação da diretora da VEVO no Brasil sobre o rádio ser uma “tendência antiga” no trabalho de divulgação musical, a AERP emitiu um manifesto contrário a posição, fortalecido pela assessoria de imprensa do cantor e posteriormente pelo próprio Luan Santana, que destacou a importância do rádio no trabalho dos artistas durante sua participação no “Domingão do Faustão” da TV Globo. A fala do músico está repercutindo no meio, principalmente nas emissoras de rádio. Acompanhe a evolução do caso.
A matéria do Tudo Rádio que destacou a fala de Luan Santana no programa da TV Globo foi replicada por importantes emissoras do país, como o portal da Clube FM 100.5 de Ribeirão Preto, as redes sociais da Massa FM 97.7 de Curitiba e também pelo site da AERP (responsável pelo manifesto). Já a Rede Nativa, liderada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo (e controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação) publicou um vídeo que destaca o trecho da fala de Luan Santana sobre o rádio, finalizando com o logotipo e a vinheta característica da Nativa FM. O vídeo foi divulgado na página da Nativa FM no Facebook (clique aqui para assistir – é necessário ter conta na rede social).
Profissionais do rádio também comentaram a situação, utilizando suas redes sociais (perfis no Facebook, Twitter e Instagram). O fato também ganhou importância entre os ouvintes de rádio e os fãs do artista.
O caso
O manifesto da AERP foi publicado com exclusividade pelo Tudo Rádio no dia 12 e rebate a afirmação de Fátima Pissara, diretora de operações da VEVO no Brasil. “Ao tempo em que respeitamos a diversidade de opiniões e estratégias comerciais, acreditamos que o atual momento da mídia brasileira – e mesmo mundial – pressupõe algo muito além de processos ou conceitos antigos. A rivalidade entre os meios já não se aplica mais. Não se trata de ser “muito rádio e TV”. Temos a convicção de que o mercado brasileiro entende que a publicidade hoje, assim como a comunicação, tem de ser multiplataforma, multiconteudista e multidimensional.”, ressalta o manifesto. O documento também foi replicado pela Massa FM 97.7 de Curitiba nos perfis mantidos pela FM nas redes sociais.
A carta finalizada pela AERP teve como base pesquisas recentes que apontam o modo como o brasileiro consome a mídia rádio, apontando também que 89% da população acompanham o meio em 13 grandes centros brasileiros (dados do Ibope Media – saiba mais).
Clique aqui para ver o manifesto da AERP. Leia também sobre o depoimento de Luan Santana: clique aqui (com vídeo).
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.