A Maringá FM 97.1 de Maringá promoveu no domingo (20) o Passeio Ciclístico da Primavera em comemoração ao 31º ano da emissora. O evento teve uma vasta programação que incluiu ainda uma mesa redonda onde foram discutidos diversos como a mobilidade urbana e show com a dupla Fiduma e Jeca. A ação foi realizada no estacionamento do estádio Willie Davids e reuniu cerca de 20 mil pessoas sendo 5 mil ciclistas.
Durante o passeio ciclístico houve uma programação variada como exposição de mais de 30 bikes antigas, oficinas da ONG Bike Anjo e ciclistas que demostraram interesse em traçar rotas para adotar a bicicleta como meio de transporte. Já os voluntários da Ciclo Noroeste ministraram oficinas de reparos básicos e a Secretaria de Trânsito e Segurança de Maringá (Setrans) montou uma minicidade educativa. Na mesa redonda, a mobilidade urbana foi discutida por estudiosos do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (Nemo) da Universidade Estadual de Maringá, membros da Ciclo Noroeste, pelos vereadores Humberto Henrique, Ulisses Maia e Flávio Vicente e pelo secretário Fábio Ribeiro, da Setrans.
Para o professor Henrique Manoel Silva, do Nemo a intervenção pública deve incentivar o uso de bicicleta e não o contrário. “Oslo capital da Noruega tem 1,4 bicicleta por habitante. Em Maringá este percentual é o equivalente ao de automóveis porque há muito menos ciclistas”. Ele disse que o ciclismo tem um componente econômico importante e não é apenas uma questão de sustentabilidade tanto que montadoras como Mercedes-Benz e BMW estão vendendo bicicletas. Ribeiro, da Setrans, reforçou que está em funcionamento uma ciclopatrulha por agentes de trânsito do 40º Batalhão da Polícia Militar em Maringá.
Outro ponto discutido foi a importância da interligação de modais como ônibus coletivos terem espaço para alojar bicicletas. Já o vereador Ulisses Maia informou que deverá ser discutida em breve na Câmara a criação de um Conselho Municipal de Mobilidade já que o assunto já foi aprovado em três comissões de trabalho. “É um conselho que ajudará na definição e fiscalização de políticas públicas”, explicou. Outro assunto da pauta dos legisladores municipais é a aprovação de uma lei para permitir o funcionamento de bike truck, semelhante à aprovação da legislação de food truck.
O engenheiro Mauro Menegazzo da Secretaria de Planejamento explicou que em 14 de outubro será realizada audiência pública para apresentar o projeto do terminal intermodal que vai integrar o transporte urbano e o metropolitano e terá um bicicletário. Segundo ele, até o final desta administração pública municipal há o compromisso de implantar 50 quilômetros de ciclovia.
Concurso sertanejo
Durante o Passeio Ciclístico aconteceu a final do primeiro Concurso Sertanejo cujo vencedor foi Luca Barretto. Ele terá uma música tocada na programação da rádio Maringá FM. Barreto estava entre os três finalistas e foi escolhido por uma comissão composta por especialistas do meio sertanejo: pelo produtor Marcos Mioto, pelo empresário Marcos Carlesse, responsável pelas duplas Bruno & Barreto e Conrado & Aleksandro e pelo empresário da dupla Pedro Paulo & Alex, Fábio Borges.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Maringá FM, bicicleta, evento, aniversário, Maringá