Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 13 de Outubro de 2015 @ 19:01

Exclusivo: Universitária FM retoma transmissão a partir do centro de Curitiba

Curitiba – Emissora controlada pela UFPR foi novamente captada durante o feriado prolongado

Publicidade

O dial FM de Curitiba e região metropolitana viu o surgimento de mais uma rádio. Trata-se da Universitária FM 94.5, emissora ligada à UFPR (Universidade Federal do Paraná) e operada pela Funpar (Fundação da Universidade Federal do Paraná). A emissora surgiu no dial local pela primeira vez no final de junho passado, com direito a uma apresentação ao vivo do projeto. Um dia após a sua abertura a 94.5 FM teve a sua transmissão interrompida em Curitiba. A estação retomou a operação durante o final de semana que antecedeu o feriado do dia 12 e até o fechamento desta matéria a Universitária FM permaneceu no ar em 94.5 FM. Acompanhe:

A programação da Universitária FM conta com uma extensa grade musical (MPB, pop nacional, pop internacional, entre outros ritmos), além de locuções ao vivo com informações culturais e notícias. Por enquanto não há uma confirmação oficial sobre a grade definitiva da emissora, projeto que foi iniciado em 2001 através da Rádio UFPR (restrito à internet). A expectativa do mercado local é de que a 94.5 FM assumisse o projeto on-line, onde a música brasileira era o carro-chefe da estação.

De diferente da primeira transmissão ocorrida em junho passado está o sinal da 94.5 FM em Curitiba. A emissora passou por ajustes técnicos, contando hoje com seis elementos em sua torre que está instalada no centro da capital paranaense (em junho eram dois elementos). O sinal da Universitária FM é de qualidade local em praticamente todos os bairros de Curitiba, além de ser captada com facilidade em cidades como São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo, Almirante Tamandaré, entre outros da região metropolitana.

O início das transmissões eram esperados há alguns anos pelos ouvintes e também pelo mercado de Curitiba. A concessão educativa 94.5 FM destinada a UFPR já constava há anos nos sistemas de distribuição da Anatel e do Ministério das Comunicações. Inicialmente a sua transmissão foi instalada no Campus Centro Politécnico (próximo ao Jardim Botânico e à BR-277/ saída para as praias), mas depois foi necessária a mudança para o centro de Curitiba, fato que deve ter atrasado o início dos testes em 94.5 FM. A Universitária FM é a única FM da capital cuja transmissão parte do centro da cidade.

A 94.5 FM é uma sintonia livre em Curitiba. O canal sofre algumas interferências de duas estações possivelmente clandestinas, com uma operando em 94.5 durante os finais de semana e a outra em 94.7 FM a partir de São José dos Pinhais. A única FM oficial mais próximas da nova sintonia gerida pela UFPR é a Mix FM 94.7 de Ponta Grossa (com cobertura em alguns pontos da Grande Curitiba - destaque para Campo Largo, Almirante Tamandaré e Colombo). Na capital a 94.5 FM está localizada no dial FM entre as potentes Mundo Livre FM 93.9 e Transamérica Light FM 95.1.

Sinal da 94.5 FM – Veja o alcance de sinal da Universitária FM e de outras FMs paranaenses. Escolha: Grande Curitiba e Litoral do Paraná


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio UFPR, dial, FM, Curitiba, estréia, sinal, teste, Universitária FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.