Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 05 de Setembro de 2008 @ 07:57

Rede Transamérica: rádio samurai

São Paulo - Como a Transamérica se tornou uma FM poderosa no Japão e acordou para novos negócios fora do dial

Publicidade

Duas coisas que você talvez não saiba sobre a Rádio Transamérica, a maior rede de emissoras de FM do Brasil, com 18 milhões de ouvintes por minuto conectados em sua programação: a primeira é que ela pertence ao multibilionário Aloysio Faria, ex-dono do Banco Real e atual do Banco Alfa, do varejista de materiais C&C, da sorveteria La Basque, de uma fortuna pessoal de US$ 3,8 bilhões... (Faria comprou sua primeira concessão, no Recife, em 1973); a segunda é que ela agora fala japonês – e fala tanto que dr. Aloysio pensa em levar suas ondas sonoras a outras partes do mundo. Apenas um ano após o início das transmissões no Japão, a Transamérica já está em 11 cidades (Tóquio, Nagoya, Hamamatsu, entre outras), ouvida sobretudo pela comunidade de 300 mil brasileiros. “Um negócio que nasceu por acaso de repente nos despertou para um potencial que pode ser explorado nos EUA e países de língua portuguesa”, relata Luiz Guilherme Albuquerque, diretor-superintendente da emissora.

A versão samurai da Transamérica nasceu da saudade de um ouvinte: Jean Pierre Minamizaki, japonês que morou em Curitiba antes de criar, em Nagoya, uma empresa de soluções de internet chamada Voix. Em 2005, ele procurou Albuquerque propondo uma parceria para transmitir a Transamérica no Japão via web. Fez tanto sucesso que um mês depois Minamizaki comprou uma emissora de verdade e se tornou franqueado da Transamérica (a emissora possui 69 parceiros desse tipo no Brasil; eles pagam royalties para repetir três formatos diferentes de programação – Pop para jovens; Light para adultos; e Hits, só de sucessos, mais popular – em suas regiões. Minamizaki já avisou que pretende usar a filial da Voix nos EUA para levar a Transamérica também aos brazucas do Tio Sam. Ao mesmo tempo, Albuquerque busca novos parceiros para repetir o modelo em Portugal.

O diretor-superintendente reconhece que a Transamérica samurai abriu seus olhos para “uma porção de oportunidades”. Até fevereiro de 2007 estará no ar o portal da rádio para celulares. Confiante, mas cheio de segredos sobre o conteúdo do novo negócio, Albuquerque não mede palavras: “O TransMobile será o maior portal de entretenimento móvel do País.” Não será a primeira tacada da emissora fora das ondas do rádio. Há dois anos funciona o TranShopping, um site caçador de produtos no estilo Buscapé. Ainda em fase de testes (portanto sem divulgação adequada), o produto já representa 3% do faturamento do grupo. Valores? Nem pensar. Afinal estamos falando de uma empresa de Aloysio Faria.


Fonte: Christian Carvalho Cruz – IstoÉ Dinheiro – clipping de Cássio Silvério


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.