A Jovem Pan AM 620 de São Paulo segue resgatando áudios históricos e veiculando em sua programação. Desta vez, a emissora conseguiu o áudio da transmissão completa do jogo entre Brasil e Hungria em partida válida pela Copa do Mundo de 1954 e foi sediada na Suiça.
O áudio histórico está disponível para os ouvintes desde esta terça-feira (1º) no site da emissora. O torneio daquele ano ocorreu de 16 de junho até 4 de julho. Em comemoração ao 50º aniversário da FIFA, o evento foi sediado na Suíça, onde encontra-se a sede da FIFA
O material, principalmente de áudio, de jogos desta Copa é bastante raro mas a Jovem Pan, através do repórter Thiago Uberreich, conseguiu para seu acervo com exclusividade a narração completa da partida, que acabou com vitória da Hungria por 4 a 2 contra a Seleção Brasileira e a desclassificação do Brasil. "Conseguimos o áudio através do MIS (Museu da Imagem e do Som) do Rio de Janeiro", conta Thiago.
A copa contou com grandes jogadores, como Fritz Walter, Max Morlock, Hans Schäfer e Helmut Rahn da Alemanha Ocidental, Ernst Ocwirk da Áustria, Julinho Botelho, Didi e Djalma Santos do Brasil, Roque Máspoli, Juan Schiaffino, José Santamaría e Obdulio Varela, capitão do Uruguai, Gyula Grosics, Nándor Hidegkuti, József Bozsik, Zoltán Czibor, Sándor Kocsis e Ferenc Puskás da Hungria, sendo este último considerado o melhor jogador da competição, um dos melhores da história do Real Madrid, e um dos melhores da história do futebol mundial.
A Copa do Mundo FIFA de 1954 teve como seleções finalistas a Hungria, que havia vencido o Uruguai (atual campeão do mundo) na semifinal e até então era invicta e, ao final do campeonato, marcara 27 gols em 5 jogos, média de 5,4 gols por partida, ainda não superada por nenhuma outra seleção; e a Alemanha Ocidental, que havia goleado a Áustria na semifinal e, ao final da Copa, marcara 25 gols em 5 jogos, média de 5 gols por partida.
A final foi no dia 4 de julho de 1954, no Estádio Wankdorf, com um público de aproximadamente 60 mil pessoas. A partida, cujo árbitro era o inglês William Ling, inciou-se com a Hungria marcando 2 gols e terminou com a virada histórica da Alemanha, atingindo o placar de 3 x 2. Era o primeiro título que a Alemanha conseguira e a Hungria não disputou mais finais de mundiais.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Jovem Pan AM, Copa do Mundo, áudio, São Paulo