Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2008 @ 07:29

Exclusivo: Mudanças no dial da Baixada Santista

Santos – Kiss FM retorna aos 90.1 FM e Tupi FM permanece fora do ar

Publicidade

O Tudo Rádio.com, com a ajuda do colaborador Emílio Pechini, esclarece algumas mudanças ocorridas no dial da Baixada Santista entre duas rádios da antiga Rede CBS (atual Rede Mundial). A Kiss FM, retransmissora da Kiss FM 102.1 de São Paulo, retornou a sua freqüência de origem no litoral, ou seja, está operando novamente em 90.1 FM. Já a Tupi FM, radio que estava na freqüência que atualmente está ocupada pela Kiss, aparentemente segue fora do ar na região.

A situação é confusa devido à troca entre emissoras e freqüências. A Mundial possui duas concessões na Baixada Santista: 90.1 FM de Mongaguá e 89.9 FM de Bertioga. A intenção do grupo paulistano é atingir as áreas mais populosas da região, ou seja, Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá, mas para a infelicidade do grupo, uma concessão interfere na outra em caso de aumento de potência.

Geralmente as duas emissoras possuem um sinal fraco em Santos, devido a sua baixa potência (concessões de classe C). A Mundial iniciou as operações de suas duas emissoras com as seguintes programações: Mix em 90.1 (afiliada da Mix FM 106.3 de São Paulo) e Tupi em 89.9 (retransmissora de sua rádio de maior audiência na capital paulista). Com desentendimentos entre a Mundial e a Mix, o grupo encerrou a parceria com a rede paulista e instalou pela primeira vez uma repetidora da Kiss FM no litoral, operando em 90.1.

Para melhorar a recepção da Kiss na Baixada Santista e tornar a Tupi FM uma opção para as cidades de Praia Grande e Itanhaém, a Mundial realizou algumas alterações no inicio desse ano: transferiu a Tupi FM para Mongaguá, operando em 90.1 e mudou a Kiss FM para a concessão de Bertioga, mas em 89.3 FM e com mais potencia irradiada, atingindo de forma local os principais centros da Baixada Santista.

Agora no mês de setembro ocorrem mais mudanças: a Kiss retornou a 90.1 FM de Mongaguá e opera com um fraco sinal em Santos, enquanto a Tupi FM segue “desaparecida” do dial local. Na época de Mix a Mundial também realizou mudanças para melhorar o sinal na região, operando em 90.3 FM com mais potência, porém a rádio retornou rapidamente para 90.1.

Em breve mais informações sobre as mudanças entre as emissoras da Mundial no litoral paulista, assim como a estréia da Oi FM em 102.1, informação publicada ontem com exclusividade pelo Tudo Rádio.com.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.