Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 09 de Janeiro de 2016 @ 10:19

Ministro das Comunicações visita rádios e aborda migração e desburocratização

Brasília – Segundo ministro, radiodifusor terá de apresentar menos documentos nos pedidos de outorgas para rádios comunitárias, FMs e TVs educativas

Publicidade
O ministro das Comunicações André Figueiredo iniciou o ano de 2016 tendo como pauta a visita a rádios para falar sobre radiodifusão. Nesta semana, Figueiredo visitou a Rádio Nacional AM 980 FM 96.1 de Brasília e a BandNews FM 101.7 de Fortaleza. Em ambas emissoras, o ministro falou sobre a migração e sobre a desburocratização do trâmite dos processos de concessão.
 
O Ministério das Comunicações adotou uma série de medidas, no decorrer de 2015, para desburocratizar a tramitação dos processos no órgão. As novas regras simplificaram os procedimentos para o radiodifusor, que agora terá de apresentar menos documentos nos pedidos de outorgas para rádios comunitárias, FMs e TVs educativas e também para o Canal da Cidadania.
 
Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil, que vai ao ar pela Rádio Nacional de Brasília entrevistou o ministro das Comunicações, André Figueiredo. Ele fez um balanço dos avanços do Ministério das Comunicações e onde contou onde a pasta precisa avançar cada vez mais.
 
“É uma demanda antiga da radiodifusão a definição das tarifas de outorga da migração AM e FM, um decreto que a presidenta Dilma tinha baixado em 2013 e que nós conseguimos ainda, no dia 24 de novembro, fazer com que pudéssemos apresentar, emitir uma portaria definindo rádio a rádio o valor dessas tarifas”, esclarece.
 
No final de dezembro, várias rádios já começaram a apresentar sua documentação para migrar de AM/FM, o que vai trazer uma melhor qualidade na transmissão de programas que são acessados pela população. O ministro informou que hoje o Brasil tem rádios comunitárias em 3935 municípios e que, com o Plano Nacional de Outorga 2015/16, esse número vai crescer para 4228 municípios. “Ou seja, 80% dos municípios brasileiros serão atingidos até o final desse ano 2016 com rádios comunitárias”, comemorou.
 
Ele explicou que antes havia um processo muito burocrático, onde se exigia 33 documentos para habilitar uma associação vencedora da chamada pública para poder começar a operar. “Foi reduzido de 33 para 7 documentos”, destacou o ministro.
 
Além disso, André Figueiredo falou dos desafios para 2016, do Canal da Cidadania e das outorgas. “A gente espera que no mês de abril já tenhamos as primeiras emissoras com toda documentação, com todo seu laudo técnico concluído e a gente faça as primeiras migrações de AM/FM em nosso país”, conclui.
 
André Figueiredo também abordou estes e outros assuntos durante sua entrevista na BandNews FM de Fortaleza. O ministro participou da grade local da rádio que faz parte da rede liderada pela BandNews FM 96.9 de São Paulo.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, ministro, André Figueiredo, regulação, migração, mídia, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.