A Rádio MEC FM 99.3 do Rio de Janeiro estreou no sábado (9), o programa Rádio Batuta, uma produção da equipe do Instituto Moreira Salles (IMS), que disponibiliza por meio da rádio-web obras do vasto acervo musical da instituição. A ação é resultado da parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da Rádio MEC, e o IMS. O programa vai ao ar às 19 horas.
O programa levará ao ar quatro séries da Rádio Batuta que prometem encantar os ouvintes da MEC FM, alternadamente, a cada sábado. A estreia foi com Pixinguinha na Pauta, que explorou o acervo do compositor e teve a apresentação do time da Rádio Batuta. Alfredo da Rocha Vianna Filho, nome de batismo de Pixinguinha, foi um dos maiores compositores da música popular brasileira e contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.
No próximo sábado (16), será a vez do ouvinte sintonizar Frank Sinatra - A voz do século XX. O especial, que é apresentado pelo jornalista, estudioso e crítico musical, João Máximo, exalta o artista que marcou o século passado e cujo centenário de nascimento foi comemorado em 12 de dezembro passado.
No sábado (23), Reynaldo Figueiredo apresenta o A volta ao jazz em 80 mundos, que traz versões que jazzistas fizeram de canções populares e mostra as muitas matérias-primas absorvidas pelo jazz. Já no dia 30, é a vez do também jornalista e crítico musical, Arthur Dapieve, entrar no ar com o Prelúdios, programa dedicado à música clássica e aos grandes nomes mundiais desse universo.
A parceria prevê ainda a veiculação, pela MEC FM, de outras produções da Rádio Batuta ao longo do ano, como a série A Voz Humana, com o poeta Eucanaã Ferraz.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, MEC FM, programa, projeto Rádio Batuta, Rio de Janeiro