A Rádio Melodia FM 97.5, emissora que está entre as estações mais ouvidas do país (dados Ibope Media), confirmou a execução de um projeto de rede nacional que partirá do Rio de Janeiro. A programação gospel da emissora carioca poderá chegar à outras capitais e também à centros do interior do país a partir de 2016. As principais atrações da Rádio Melodia deverão estar presentes na futura rede, projeto que contará com outras emissoras no sistema de afiliação. A emissora foi fundada em 1986 e é conhecida pelos resultados expressivos de audiência obtidos no Rio de Janeiro e região metropolitana.
Segundo informações cedidas pela própria Rádio Melodia ao Tudo Rádio, o novo projeto de rede deverá ser iniciado neste ano, com a revelação nos próximos meses das primeiras parceiras da futura Rede Melodia. Boa parte da grade de programação que tem liderado a audiência geral no Grande Rio de Janeiro (07h às 17h – Ibope Media) estarão nas afiliadas. A direção da FM carioca lembra que a Rádio Melodia não conta com uma denominação religiosa (ou entidade), ou seja, a emissora abrange qualquer “linha cristã”, independente da Igreja do ouvinte. Isso tem auxiliado a rádio no crescimento a manutenção dos níveis atuais de audiência (acima dos 220 mil ouvintes por minuto em períodos como 05h-00h/todos os dias e locais).
A emissora também destaca que o projeto de rede será em processo de afiliações e lembra que, por ser uma empresa privada, depende exclusivamente da atuação de seu departamento comercial para as operações e investimentos ligados à marca Rádio Melodia. Essa linha deverá ser adotada pelas futuras afiliadas, com projetos comerciais e ações especiais em cada praça que contará com a rede da FM carioca. Outra informação que a emissora destaca é o fato de estar sediada na praça de origem de grande parte dos principais nomes da música gospel atual (tais como Aline Barros, Fernandinho, Fernanda Brum, Cassiane, Shirley Carvalhaes, Davi Sacer, Mattos Nascimento, Bruna Karla, Kleber Lucas, Sérgio Lopes, entre outros).
Reformulação
À exemplo de outras redes, a Rádio Melodia já contou com uma primeira passagem como rede nacional no início dos anos 2000. A FM carioca não será a primeira cabeça de rede que reformulou o seu projeto anos depois da primeira execução, assim como o projeto atual da Nativa FM 95.3 de São Paulo (no ar desde 2008, mas que já contou com outra expansão no começo dos anos 2000).
Alcance
Apesar de operar de forma local (já que no momento o projeto de rede não foi iniciado), a Rádio Melodia conta com um considerável alcance populacional na região Sudeste. Dois fatores contribuem para isso: o primeiro é o fato da 97.5 FM estar voltada à segunda região metropolitana em população no país. E o segundo ponto favorável à emissora é o sistema irradiante da Rádio Melodia: está instalado em uma região que supera os 1480 metros de altitude (localizado em Petrópolis), aliado à uma considerável potência irradiada. Atualmente a Rádio Melodia cobre boa parte do estado do Rio de Janeiro e algumas localidades da zona da mata de Minas Gerais.
A classe de operação da rádio é E1 (
clique aqui e saiba mais sobre esta classificação).
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Melodia FM, afiliadas, rede, Rio de Janeiro