Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2016 @ 14:59

Kantar IBOPE Media vai incluir pesquisas online na aferição de audiência de rádio

São Paulo - 20% das entrevistas serão realizadas pela internet

Publicidade
A Kantar Ibope Media está realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar IBOPE Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio.
 
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pela Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.
 
“Caminhamos para uma medição híbrida e que retrate as mudanças no estilo de vida, hábito e comportamento dos consumidores de rádio. A inclusão desta nova forma de abordagem tem como objetivo buscar o público com maior probabilidade de estar fora do domicílio no horário comercial, como por exemplo, os trabalhadores assalariados.”, afirma Melissa Vogel, diretora executiva Multimídia da Kantar IBOPE Media. “Essa inovação faz parte de uma série de ações da empresa que contribuem para a evolução das métricas de medição do meio”, analisa a diretora.
 
As mesmas perguntas já aplicadas nas entrevistas pessoais e por telefone foram adaptadas para o ambiente online. O questionário respondido pela internet também é multiplataforma, portanto, pode ser acessado pelo computador, celular e tablet.
 
“A inclusão do novo modelo de aferição de audiência do rádio ocorre em um momento bastante oportuno, em que diversos fatores contribuem para a inserção do modelo de pesquisa online na metodologia: as pessoas têm passado mais tempo fora de seus domicílios, o acesso à internet cresceu, bem como as formas de acessá-la, por meio de dispositivos móveis”, explica Melissa.
 
A nova forma de aplicação das pesquisas para a medição de audiência de rádio, não interfere na quantidade de pessoas pesquisadas nas praças onde há a substituição de parte da amostra atual pela abordagem online.
 
Entretanto, especificamente nos mercados de Vitória, Goiânia e Florianópolis, o montante de 20% de entrevistas realizadas pela internet será somado ao atual número de abordagens domiciliares. Com esta ampliação, essas praças passarão de uma média anual de 15 mil para 18 mil entrevistas. “A iniciativa faz parte de nosso plano em fornecer análises mais detalhadas e granulares nestes mercados” – finaliza a diretora da Kantar IBOPE Media.
Tags: Rádio, Kantar Ibope, pesquisa, audiência, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.