É hoje! Processo de migração AM-FM é iniciado no Brasil
Hoje é um dia importante e histórico para o rádio brasileiro, em especial para o rádio AM. O processo de migração AM-FM será iniciado neste dia 25 de fevereiro, com a apresentação dos documentos das migrantes, possibilitando a emissão de boletos de pagamentos das futuras outorgas em FM e, mais para frente, os processos técnicos de ida ao ar. Nesta etapa está o chamado “primeiro lote”, composto por 954 emissoras AMs migrantes que vão ocupar uma sintonia no “FM convencional”, apelido dado à faixa compreendida entre 88.1 FM e 107.9 FM. Já o prazo para quem está no “pacotão do FM estendido” será a partir de junho.
MC discute plano para levar rádios comunitárias a ribeirinhos e quilombolas
O Ministério das Comunicações realiza, nesta quinta-feira (25), uma reunião para discutir a elaboração de um Plano Nacional de Outorgas (PNO) de Radiodifusão Comunitária específico para comunidades tradicionais (populações de matriz africana, ribeirinhas, quilombolas, residentes em assentamentos rurais ou colônias agrícolas). A reunião é aberta e deverá contar com a participação de representantes dessas entidades.
Levantamento aponta que metade dos jornalistas assassinados em 2015 trabalhava no rádio
Dados divulgados pelo Relatório ABERT sobre Liberdade de Imprensa – 2015, lançado nesta segunda-feira (22) e divulgado pelo Tudo Rádio, coloca em foco a realidade vivida pelos profissionais brasileiros no exercício do jornalismo. Segundo o documento, "o levantamento anual feito pela Press Emblem Campaign (uma ONG independente criada por jornalistas, com base na Suíça) mostra que o Brasil é hoje o quinto local mais arriscado do mundo para os profissionais de imprensa". O país aparece em pior situação do que nações como Iêmen e Sudão do Sul, que estão em guerra - a Síria, local mais perigoso para a atividade, registrou 13 mortes em 2015; no Brasil, foram oito. E o rádio é o veículo de trabalho de metade dos jornalistas que foram assassinados no ano passado no país.
Pânico da Jovem Pan é premiado pelo Youtube por atingir 100 mil inscritos
O Programa Pânico, que vai ao ar pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo, alcançou uma importante marca com o canal do Youtube de sua versão no rádio: os 100 mil inscritos. A marca chega depois de aparecer em recentes pesquisas como um dos programas mais tuitados (Ibope Twitter TV Ratings) e o segundo com o maior número de seguidores no Twitter em 2015 (Twitter Counter).
Após saída de Leandro Quesada, Rádio Bandeirantes de São Paulo anuncia o jornalista Elia Junior
O Tudo Rádio noticiou nesta quarta-feira (24) que o jornalista Leandro Quesada havia deixado a equipe esportiva da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo. Nesta quinta-feira (25), a emissora anunciou a chegada de outro experiente profissional: o jornalista Elia Júnior.
Inscrições para o Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015 terminam amanhã (26)
Jornalistas e fotógrafos de todo o país têm até às 23h59 de amanhã, sexta-feira (26), para se inscreverem no Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015. Serão premiadas as melhores reportagens nos temas Petróleo, Gás e Energia; Responsabilidade Socioambiental; Esporte; Cultura e Fotojornalismo. Nesta edição, o Prêmio Petrobras de Jornalismo conta ainda com uma categoria especial, que contemplará a melhor reportagem no tema Transparência e Governança Corporativa, na categoria nacional ou regional.
Mix FM realiza “Mix Ao Vivo” para comemorar aniversário de Osasco
A Mix FM 106.3 de São Paulo realiza no próximo domingo (28) a primeira edição do “Mix Ao Vivo” em 2016. O projeto que leva atrações nacionais para apresentações em locais públicos será realizado em Osasco para comemorar o aniversário da cidade da Grande São Paulo. O evento será realizado na Concha Acústica da FITO e a entrada será um litro de leite longa vida.