Segunda-Feira, 29 de Setembro de 2008 @ 07:38
Belo Horizonte – Clima tenso entre duas emissoras de rádio da capital mineira devido a realização do Pop Rock 2008
A situação está complicada em Belo Horizonte. As rádios 98 FM 98.3 e Mix FM 91.7 não estão “brigando” apenas pela audiência do público jovem da capital mineira. O maior evento musical do estado, o Pop Rock Brasil, é o pivô de uma ação judicial emitida em Belo Horizonte, acirrando ainda mais a disputa entre as duas emissoras. Ainda não se sabe se a edição de 2008 do Pop Rock Brasil será mantida.
Desde 2006 existe uma disputa entre a 98 FM e a Mix FM pela realização do Pop Rock Brasil. O atual coordenador da Mix alega que a marca Pop Rock pertence a ele durante seus trabalhos na 98, rádio que sempre promoveu o evento. A “briga” chegou à justiça local, que impôs algumas regras as duas emissoras. Ambas podem promover seus eventos, porém uma deve avisar a outra com antecedência sobre a realização de seu evento, impedindo com que a concorrente realize qualquer ação semelhante no prazo de 60 dias antes e 60 dias após a data marcada do evento de quem decidiu primeiro.
No ano de estréia a Mix promoveu um festival chamado Mix Rock Festival, do mesmo porte do Pop Rock, porém o nome original ficou com a 98 FM, rádio que seguiu promovendo o evento. Agora em 2008, segundo a justiça local, a 98 FM informou uma data para a Mix referente à realização do Pop Rock 2008, sendo nos dias 6 e 7 de setembro. A partir dessa data, a Mix marcou seu festival para o inicio de dezembro, respeitando o prazo de tempo imposto pela justiça mineira. Porém a 98 FM anunciou outra data no ar para os seus ouvintes, informando que a realização do Pop Rock 2008 será nos dias 8 e 9 de novembro deste ano, caindo por terra o prazo da justiça.
Sendo assim, a juíza da 34ª Vara Cível da capital mineira, Mônica Libânio Rocha Bretas, determinou que a 98 FM interrompa a execução do Pop Rock Brasil 2008, não podendo finalizar qualquer contratação de bandas, serviços técnicos, ações comerciais e divulgação do evento. A rádio informa que a realização dos shows será mantida e alguns ouvintes se manifestaram na internet contra a Mix devido à possibilidade de não realização do Pop Rock.
O desfecho da situação ainda é incerto e a situação para as duas rádios permanece delicada. A 98 FM por não ter respeitado o prazo imposto pela justiça e a Mix poderá ser culpada por uma parcela dos ouvintes mineiros pela não realização do Pop Rock 2008. Em termos de audiência a Mix segue mais próxima da 98 segundo as pesquisas do Instituto Ibope, porém quem lidera no segmento jovem é alguém que está distante dessa história, a Jovem Pan 2 FM 99.1.
Mais detalhes sobre a movimentação do dial mineiro você confere nos próximos dias pela redação do Tudo Rádio.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.