Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 29 de Setembro de 2008 @ 15:33

Mundo Livre investe em RDS

Curitiba – Emissora passa a utilizar o sistema RDS de modo diferenciado na capital paranaense

Publicidade

A Mundo Livre FM 93.9, uma das novidades do dial de Curitiba, está utilizando o sistema RDS de um modo diferenciado. A emissora que pertence a RPC (Rede Paranaense de Comunicação, afiliada da TV Globo e controladora da popular 98 FM 98.9) está investindo em tecnologia para melhorar sua propagação pela capital paranaense. Além de realizar melhorias na qualidade de seu áudio, a Mundo Livre utiliza com freqüência a ferramenta de RDS.

Os ouvintes com acesso a essa tecnologia poderão acompanhar pelo visor de seu rádio os nomes das músicas executadas pela Mundo Livre. Na tela aparece o intérprete, nome da canção, nome da rádio e o slogan da emissora. Para captar essas mensagens é preciso ter o sistema RDS (Rádio Digital System) em seu receptor. Esse sistema está disponível em alguns aparelhos de som portáteis, rádios para automóveis e celulares.

O RDS não é uma exclusividade da Mundo Livre. Em Curitiba são seis rádios que utilizam o sistema, porém apenas mostrando o nome da emissora, sem informações adicionais. Caiobá FM 102.3, Jovem Pan 2 FM 103.9, Lumen FM 99.5, Mix FM 92.9, Mundo Livre FM 93.9 e Ouro Verde FM 105.5 são as rádios curitibanas que utilizam essa tecnologia na capital paranaense.

Apesar da Mundo Livre ser pioneira na cidade ao explorar o sistema RDS de forma diferenciada, essa prática não é uma exclusividade da emissora no Brasil. Grande parte das FMs de São Paulo utilizam o RDS nesse formato, mostrando o nome da rádio, músicas, atrações e outras mensagens de interesse dos ouvintes. No interior paulista existem muitas FMs que também utilizam o RDS nesse formato, assim como em outras áreas do país.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck
  • Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.