A Rádio Unesp FM 105.7 de Bauru, em comemoração aos seus 25 anos de atividades, preparou uma nova série educativa. No dia 2 de maio vai ao ar o miniprograma “Documento Sonoro”: a canção popular brasileira como fonte histórica e representação social.
O projeto consiste em revelar a possibilidade de revisitar o passado por meio da canção popular brasileira. A letra e a composição musical são capazes de refletir processos históricos. O registro da canção em fonograma é um instrumento de fixação de memória que permite ao pesquisador interpretar o sentido e a representação da mensagem no tempo e no espaço de sua criação.
A canção escolhida será contextualizada com a proposta de facilitar a compreensão do ouvinte em relação à mensagem social, política ou cultural pretendida pelo compositor. As primeiras edições trazem músicas de Tom Jobim, Taiguara, Chico Buarque, Noel Rosa, Wilson Batista e Cornélio Pires.
Com duração de aproximadamente cinco minutos, a série Documento Sonoro será exibido as segundas, quartas e sextas, em dois horários: 9h30 e 17h30. O programa tem idealização, produção e edição do jornalista e historiador Fábio Fleury e pesquisa, conhecimento e apresentação do professor de história Flávio Simão Saraiva, do CTI, Colégio Técnico Industrial de Bauru.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Unesp FM, aniversário, Bauru