A Rádio Metrópole FM 101.3 de Salvador lançou um serviço entre seus ouvintes que visa a diminuição dos acidentes de trânsito na capital baiana. O RMS (Radio Message Service) já está em atividade e vai facilitar a comunicação entre pessoas, que poderão se utilizar do serviço de mensagens enquanto estão dirigindo nas ruas da cidade.
O RMS funciona da seguinte forma: um ouvinte que deseja entrar em contato com alguém (normalmente iria enviar uma mensagem via WhatsApp, Messenger, Telegram ou outro aplicativo) deve enviar a mensagem para a rádio. Enquanto isso, os locutores da emissora vão ler a mensagem no ar pelos 101.3 FM.
Essa iniciativa tem como objetivo fazer com que o motorista se concentre na direção do veículo e não desvie a atenção atendendo o seu celular. “Nada melhor do que o meio rádio, que está lado a lado com os motoristas, para levantar essa bandeira”, afirma Mario Kertész, fundador e apresentador da rádio baiana.
A agência Propeg
criou uma campanha para Rádio Metrópole com o objetivo de conscientizar a população para não enviar mensagens às pessoas que estiverem dirigindo. No Brasil, a prática de usar o celular ao volante já é a principal causa de acidentes no trânsito, ultrapassando a ingestão de bebidas alcoólicas.
A campanha de mídia de massa também serve para divulgar o número do telefone do RMS, composta por anúncio, outdoor e spot de rádio. Mais de 3 milhões de pessoas foram impactadas pela ação. Milhares de mensagens de texto foram recebidas e ouvidas em segurança pelos motoristas. Segundo Kertész, a rádio agora estuda a possibilidade de evoluir o RMS, tornando-o um serviço permanente para a população.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Metrópole FM, campanha, RMS, Salvador