Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Segunda-Feira, 11 de Julho de 2016 @ 16:58

Rádio Difusora de Assis chega aos 75 anos neste mês

Assis – Emissora é uma das mais antigas ainda em operação no Brasil

Publicidade
A Rádio Difusora AM 1140 de Assis vai completar 75 anos em operação ininterrupta neste mês de julho. A rádio entrou no ar oficialmente no dia 23 de julho de 1941 e é uma das que solicitaram a migração para o dial FM, assim como a sua concorrente, a rádio Cultura AM 1020 de Assis. Conforme tabela publicada pelo Tudo Rádio, as duas emissoras irão para o FM estendido (76.1 FM a 88.7 FM).
 
Considerada uma das mais antigas do interior de São Paulo, entrou no ar depois que uma companhia circense chegou a Assis com uma novidade, um transmissor RCA VICTOR, que servia para anunciar a chegada do circo na cidade. Pessoas da alta sociedade foram até o dono do circo e a família Mercadante ofereceu o melhor valor adquirindo assim o transmissor, que se transformou na Rádio Difusora.
 
A emissora entrou no ar quando o rádio ainda não era um veículo de comunicação de massa, reuniu profissionais de alto nível técnico e conseguiu vencer as dificuldades iniciais. Dotada deste pequeno transmissor de apenas 100 Watts, a emissora funcionou, inicialmente, em uma garagem nos fundos da Casa Cunha (secos e molhados) na Rua Floriano Peixoto. Ainda na década de 40 a sede da emissora foi transferida para o atual prédio, na esquina da Av. 9 de Julho com a Rua Gonçalves Dias, no centro da cidade.
 
No período do pós-guerra, a emissora centralizava os interesses culturais de Assis, principalmente nas áreas de teatro e música. Dessas atividades, surgiu a ideia de se criar na cidade, o Conservatório Musical Santa Cecília. Flávio de Campos foi o primeiro locutor famoso de Assis, sua voz forte mostrava um talento incrível. Além dele, Javert de Oliveira, Ary Ferreira da Costa e muitos outros deixaram o município e fizeram sucesso em emissoras de grandes centros.
 
A década de 50, nos anos dourados do rádio, a novidade era a Rádio Novela. Foi nesta década ainda que a emissora deixou de ser local para fazer parte da Rede Piratininga de Rádio, adquirida pela família Leuzi. Em meados de 1960, a Difusora deixou de integrar a rede Piratininga e voltou a ser uma emissora local.
 
Atualmente, a emissora ainda mantém programas tradicionais e jornalísticos que marcaram a sua história, como o Rotativa Sonora e também opera hoje com 10 mil watts de potência, abrangendo um raio em torno de 150 quilômetros ao redor de Assis.

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Rádio, Difusora, AM, aniversário, Assis

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro do Comitê Jurídico da AESP e da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.