O Kantar Ibope Media, principal instituto de pesquisa na área de rádio, veio a público informar que irá disponibilizar mais uma ferramenta para as emissoras que assinam a sua pesquisa. Trata-se de uma solução que permite a análise da audiência comportamental do rádio, algo que poderá fornecer um perfil completo sobre ouvinte. A pesquisa voltada ao mercado da radiodifusão nacional tem apresentado evolução desde 2015, quando a Kantar Media adquiriu o Instituto Ibope.
Segundo o comunicado do instituto, a nova ferramenta será possível avaliar a audiência com base em informações comportamentais (consumo, opiniões e preferências) dos ouvintes, além dos já oferecidos dados demográficos de audiência. “Esta solução, um estudo híbrido que combina os dados de audiência da pesquisa regular de rádio e do estudo single source Target Group Index, proporciona um novo olhar ao comportamento e perfil dos ouvintes de rádio, ampliando o leque de informações disponíveis aos clientes”, informa o instituto.
O mercado também está se acostumando com a ampliação do universo de ouvintes, percebida desde janeiro deste ano. O motivo é a ampliação da abrangência da pesquisa, que passou a contar com questionários enviados via internet (20% da pesquisa é através desse novo método). Isso ampliou o número de ouvintes no chamado “offline” (FM e AM) e, principalmente, na audiência on-line (streaming).
Tags:
Kantar Ibope Media, medição, novidade, rádio, FM, AM