Uma operação da Polícia Civil e demais autoridades competentes retiraram do ar uma FM supostamente clandestina que operava em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A ação foi realizada no final da manhã de hoje (16), sendo acompanhada por policiais e técnicos em telecomunicação. A rádio alvo da operação operava em 98.3 FM e causava interferências nos sinais da Metropolitana FM 98.5 e Adore FM 98.1, devido a proximidade entre os canais.
A operação foi comandada pelo 8º Distrito Policial de Guarulhos, segundo fontes ouvidas pela redação do tudoradio.com. A ação ocorreu por volta das 11h00 da manhã desta quarta-feira (16). A 98.3 FM estava localizada na divisa entre os bairros Vila Nova Cumbica e Parque Uirapuru, distante cerca de 580 metros da Rodovia Presidente Dutra e 2.6km do Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica). O local é de difícil acesso, com a antena da 98.3 FM instalada dentro de uma comunidade local.
No espectro a FM chegava a interferir nos sinais das rádios Metropolitana FM 98.5 (sistema irradiante localizado na Avenida Paulista, próximo à estação Consolação do metrô) e Adore FM 98.1 (transmissão que parte da Serra do Japi, em Jundiaí). Outro detalhe importante é que a 98.3 FM também era captada com considerável intensidade de sinal no Aeroporto de Cumbica, situação que pode atrapalhar a comunicação entre o terminal e as aeronaves.
Sinais em FM - Ouça online e veja a lista completa de emissoras em FM captadas na Grande São Paulo:
clique aqui
Tags:
pirataria, FM, dial, São Paulo, Cumbica, Guarulhos, interferências