Diversos smartphones Android contam com receptor de sinal de rádios FM, mesmo que a fabricante não divulgue explicitamente. Marcas como Samsung e LG são famosas por desativarem o recurso por conta própria, impossibilitando que o recurso seja usado pelo dono do aparelho. Porém, uma ferramenta ajuda a desbloquear a função no aparelho.
Criado pela NAB (sigla em inglês para Associação Nacional de Radiodifusores), o aplicativo gratuito NextRadio FM promete ativar o recurso "adormecido" no hardware do celular e torná-lo apto a tocar qualquer rádio FM da sua região. Nem todos os aparelhos são elegíveis para obtenção do recurso, mas modelos famosos como o Galaxy S7 estão na lista.
Em outubro, a Associação das Emissoras de Rádio e TV Paranaense (AERP) lançou uma campanha que visa incentivar a compra de celulares com chip de rádio integrado e, consequentemente, o consumo de rádio através do celular. A campanha “Exija celular com rádio” está disponível no site da associação para que seja veiculada nas emissoras interessadas em divulgar a ação.
Também houve um levantamento da North American Broadcasters Association realizado no primeiro trimestre deste ano. Segundo o estudo, 35% dos smartphones mais vendidos nos Estados Unidos contam com o chip de FM ativo, contra 30,8% de aparelhos com chip FM ativo no trimestre anterior.
O site TudoCelular listou alguns dos celulares mais conhecidos que são suportados pelo aplicativo:
Samsung Galaxy S7
Samsung Galaxy S7 Edge
Samsung Galaxy J3
Samsung Galaxy J7
Samsung Galaxy Mega
Samsung Galaxy Note 3
Samsung Galaxy Note 4
Samsung Galaxy Note 5
Samsung Galaxy Note Edge
Samsung Galaxy On 5
Samsung Galaxy S4
Samsung Galaxy S4 Mini
Samsung Galaxy S5
Samsung Galaxy S6
Samsung Galaxy S6 Edge
Samsung Galaxy S6 Edge+
LG G Flex
LG G Flex 2
LG G2
LG G3
LG G4
LG G5
LG X Power
LG V20
Caso o seu celular seja um dos listados, a ideia é que o Next Radio FM seja suficiente para ouvir rádio com ajuda de um fone de ouvido para fazer a recepção do sinal. Ainda assim, se o app não funcionar no seu aparelho, há a opção paga Spirit 1: Real FM Radio, que opera somente com root.
Com informações do Tudo Celular
Tags:
Rádio, celular, aparelhos, aplicativos