Realizada pela Troiano Branding para o Meio & Mensagem, a pesquisa Veículos Mais Admirados aponta os veículos que mais se destacaram em 2016. Este ano, a representatividade de mercado em seu painel. Desta vez, 809 profissionais de agências e anunciantes foram ouvidos, mais que o dobro do levantamento anterior. Entre as rádios, a rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo, é a mais admirada pelo 17º ano seguido.
O estudo, que é uma das principais referências para avaliação do prestígio de marcas da mídia brasileira junto ao mercado publicitário, entrevistou 809 profissionais dos níveis hierárquicos mais altos, predominantemente atuantes na direção de agências de publicidade e empresas anunciantes. Entre os produtores de conteúdo, os maiores índices de prestígio de marca são da Rede Globo, entre as emissoras de TV aberta, da CBN, entre as emissoras de rádio, da GloboNews, entre os canais de TV por assinatura, de O Estado de S. Paulo, entre os jornais, da Exame, no ramo de revistas, e da Globo.com, entre os portais da internet.
Apesar de a pesquisa Veículos Mais Admirados ter dobrado a quantidade de entrevistados no mercado publicitário, vários líderes mantêm suas posições históricas, como os casos da Globo entre as TVs abertas e da CBN entre as emissoras de rádio. Elas estão em primeiro desde que a pesquisa começou a ser feita, há 17 anos.
Na avaliação do mercado publicitário sobre as plataformas de mídia, os líderes são o Facebook, entre as plataformas digitais, tirando a liderança que no ano passado foi do Google; da Elemídia, que se mantém em primeiro entre as empresas de mídia out-of-home; e da Flix Media, no ramo de empresas que trabalham com publicidade em salas de cinema.
Em sua metodologia, a pesquisa avalia uma série de atributos junto aos entrevistados, algumas comuns às duas categorias, outras específicas. Os publishers foram analisados segundo seu conteúdo, influência, credibilidade, poder de engajamento, nível de inovação, eficácia junto a estratégias publicitárias e estrutura comercial. As plataformas também foram avaliadas em inovação, engajamento, eficácia e estrutura comercial, além de formatos publicitários e reputação.
Aos respondentes, foi solicitado que atribuíssem diferentes pesos aos atributos, conforme a importância específica de cada um deles segundo os objetivos do veículo, valor que é utilizado no cálculo do IMP (Índice de Prestígio da Marca), levando em consideração também a frequência com que essas características são relacionadas à empresa, número de vezes que foi exposta ao entrevistado e que foi avaliada pelo entrevistado. A Qualibest conduziu o campo e o processamento estatístico foi realizado pela Elementos Pesquisa, que questionaram os respondentes sobre 60 publishers e 25 plataformas.
As empresas mais bem qualificadas segundo diferentes atributos serão analisadas mais profundamente em edição especial do Meio & Mensagem, a ser publicada no início de 2017.
Tags:
Rádio, pesquisa, Veículos mais Admirados, CBN