Mais duas emissoras do Rio de Janeiro passaram a adotar o sistema RDS (Radio Data System), que envia mensagens de texto para os receptores em FM que possuem essa tecnologia. As rádios BandNews FM 94.9 e Bradesco Esportes FM 91.1, ambas geridas pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, estão com o RDS ativo, identificando o nome de cada uma e também slogan. O sistema já era utilizado pelo Grupo Bandeirantes em outras praças, mas as duas FMs cariocas ainda não contavam com o RDS ativo em suas transmissões.
No RDS da BandNews FM no Rio de Janeiro a emissora conta com o nome fantasia e o slogan, com um detalhe interessante: a frase “em 20 minutos, tudo pode mudar” é utilizada no “PS” (a faixa principal do sistema e que está presente na maioria dos receptores FMs com RDS), conhecida por mostrar apenas oito caracteres por vez. No formato da programação do RDS da 94.9 FM, a BandNews FM escreveu o seu slogan várias vezes, sempre tirando o primeiro caractere e acrescentando mais um no final. Isso gera um efeito de movimento da frase, indo da direita para a esquerda no visor do receptor FM.
A Bradesco Esportes FM também passou a contar com o RDS ativo em sua transmissão, também identificando a emissora para os ouvintes que contam com RDS em seus receptores (aparece “Bradesco” no “PS”). Com isso, o Grupo Bandeirantes passa a contar com todas as suas rádios operando com RDS no Rio de Janeiro, já que a MPB FM 90.3 (também operada pelo grupo) já contava com a tecnologia ativa em seu sinal.
Entre o Rio e a região de Petrópolis (de onde parte a transmissão da 91.1 FM),
são 15 estações com RDS ativos em suas transmissões. E, entre as emissoras da Rede BandNews FM, apenas as emissoras de Vitória e Porto Alegre não contam com RDS em suas operações no dial FM.
Colaboração de João Guilherme Miranda Martins e Marcel Cardoso
RDS - Saiba mais como funciona o Radio Data System:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
BandNews FM, Bradesco Esportes FM, Rio de Janeiro, RDS, tecnologia, sinal