Mais um aniversário de rádio está sendo registrado nesta quarta-feira (1º). Além da Mix FM 102.1 do Rio de Janeiro, outra importante afiliada de rede marca sua longevidade no dial. Trata-se da Nativa FM 89.3 de Campinas. A rádio estreou no dia no dia 31 de janeiro de 2010 quando substituiu a então 89 FM (rádio que fazia parte da rede controlada pela atual 89 A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo).
No ar em 89.3 FM, a Nativa Campinas é uma das emissoras próprias que pertencem à rede Nativa FM, controlada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo. A estação campineira é administrada pelo próprio Grupo Bandeirantes, tendo seus estúdios instalados no mesmo complexo que abriga as rádios Educadora FM 91.7 (jovem), Band FM 106.7 (popular), Bandeirantes AM 1170 (jornalismo/esportes), além da TV Band Campinas.
A rádio possui horários locais conforme a faixa estabelecida pela matriz para essa prática, seguindo a risca os padrões artísticos orientados pela Nativa FM de São Paulo. A emissora também possui divulgação de sua marca pela cidade e realiza ações promocionais locais. Esses elementos artísticos, promocionais e técnicos estão rendendo a Nativa um crescimento expressivo de audiência, posicionando a frente de rádios importantes de Campinas.
No começo deste ano, a Nativa FM finalizou as reformas em seu estúdio do ar, localizado dentro do complexo do Grupo Bandeirantes de Comunicação em Campinas. A novidade complementa a série de melhorias técnicas que foram direcionadas à emissora campineira nos últimos meses, causando uma espécie de “relançamento” da Nativa FM na Grande Campinas. A emissora também intensificou as campanhas de rua sobre as novidades técnicas.
Com as melhorias no sinal e no áudio da 89.3 FM, a Nativa FM ampliou a exposição de sua atual campanha institucional. As peças que destacam o “novo sinal” da 89.3 FM passaram a contar com veiculações em outdoors espalhados por Campinas, “Busdoor”, além de chamadas em cinemas e canais de televisão. A campanha conta com várias peças diferentes.
E a Nativa FM também não será a única emissora do Grupo Bandeirantes com novidades em seus estúdios: Educadora FM 91.7 e Band FM 106.7 também terão novos equipamentos. Com a melhoria na cobertura em Campinas (ocorrida no final de setembro), a emissora já apresentou melhora em seus índices na primeira medição realizada após a novidade técnica, com o detalhe de que a atual pesquisa ainda não cobre um período “cheio” do novo sinal da 89.3 FM (medição válida pelo trimestre setembro a novembro de 2016).
A expectativa local é de que a Nativa FM fique mais competitiva como as suas “irmãs de grupo”, mercado que conta com a Band FM e a Educadora FM no topo do ranking geral de audiência.