Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio MPT de Jornalismo do Ministério Público do Trabalho. Interessados poderão submeter suas matérias até o dia 5 de maio Todos os profissionais brasileiros de imprensa poderão submeter matérias e imagens que retratem investigações e apresentem denúncias de irregularidades trabalhistas.
Ao todo, serão distribuídos R$ 400 mil em prêmios, além de duas distinções especiais – ‘Fraudes Trabalhistas’ e ‘MPT de Jornalismo’. A iniciativa reconhecerá em oito categorias: Jornal impresso, Revista impressa, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo, universitário e Repórter cinematográfico.
As submissões de reportagens, que deverão ter sido veiculadas entre 2 de maio de 2016 e de 5 maio de 2017, devem ser efetivadas no site www.premiomptdejornalismo.com.br. No portal, também está disponível o regulamento completo da premiação.
O Prêmio MPT de Jornalismo 2017 busca estimular e valorizar a produção de trabalhos jornalísticos veiculados na imprensa brasileira relacionados ao Direito do Trabalho e que demonstrem violação das normas constitucionais e trabalhistas vigentes. Em especial, o prêmio pretende atingir aqueles que retratem a investigação e a denúncia de injustiças contra os trabalhadores, alcançando divulgações de ações positivas no combate às fraudes nas relações de trabalho, ao trabalho escravo, ao trabalho infantil, à discriminação, às práticas que atentem contra a liberdade sindical e às irregularidades trabalhistas no setor portuário e aquaviário, na administração pública e no meio ambiente do trabalho. Matérias que retratem o dia a dia do trabalhador também serão consideradas.
Os recursos financeiros da premiação resultam de acordo judicial na Ação Civil Pública nº 1.040/2012 – 11ª Vara do Trabalho de Recife.
Tags:
Rádio, MPT, jornalismo, prêmio, Brasília